Conselho da Comunidade na Execução Penal Visita a Delegacia de Buriti dos Lopes
Publicado por Gildazio em 29 outubro 2010Na manhã de hoje, quinta-feira, 29/10/2010, por volta das 09:40h, o Conselho da Comunidade na Execução Penal (CCEP) da Comarca de Buriti dos Lopes, esteve na Delegacia de Polícia local realizando sua primeira visita ao distrito.
A visita teve como principal objetivo a apresentação oficial do referido conselho ao delegado e, aproveitando o ensejo, conhecer as instalações conferindo in loco a situação dos detentos.
Na ocasião o presidente do conselho, Elves de Sousa Val, realizou entrevista com o senhor Delegado, Capitão Veras, que respondeu a um breve questionário com perguntas pré-elaboradas acerca principalmente da estrutura e condições físicas do prédio, número de detentos atual, bem como do contingente humano daquela distrital.
Logo em seguida realizaram uma visita aos presos – que no momento são apenas dois – e às suas instalações carcerárias. Oportunidade em que esclareceram aos mesmos a finalidade do conselho assim como dialogaram com eles a respeito de criminalidade com uma abordagem de cunho social visando à reinserção dos detentos no seio da comunidade após readquirirem sua liberdade.
Estiveram também presentes na visita: Margarida Maria de Aquino e Elias Sousa, vice-presidente e 1º tesoureiro, respectivamente, e Maria Fabiana Machado e Maria Socorro dos Santos, suplentes
O Conselho da Comunidade na Execução Penal de nossa comarca foi instaurado em 28/07/2010 em assembléia pública realizada no fórum local especificamente para este fim, por exigência da Lei n° 7.210/84, e tem por finalidade ser instrumento de humanização, formação, organização e conscientização dos apenados da Comarca de Buriti dos Lopes, integrando-os ao meio social por meio de ações pedagógicas, culturais, recreativas e de saúde, dentre outras, contribuindo para a integração com a família e o processo de ressocialização.
Segundo seu presidente, Elves de Sousa Val, o conselho pretende também realizar ações de prevenção de crimes e combate ao uso de drogas através de campanhas educativas nos meios de comunicação.
O exercício da função de conselheiro é voluntário e gratuito e tem um mandado de dois anos.
O CCEP de Buriti dos Lopes é composto por:
Parabéns ao conselho,muito boa e válida a iniciativa, muito sucesso ao grupo que por sinal conta com uma ótima equipe, mais uma vez meus sinceros parabéns pelo projeto.