Artesanato Dom Bosco 25 Anos de Filantropismo
Publicado por Gildazio em 08 novembro 2010
Muitas coisas costumam acontecer a nossa volta e quase sempre é comum não observarmos, geralmente é mais fácil vermos e criticarmos aquilo que julgamos errado, nosso senso de justiça parece aflorar com mais veemência ao nos depararmos com situações que nos causa indignação, raiva. Porém, não é tão comum parar, atentar e ver as situações inversas, as ações praticadas por pessoas do bem estão ali diante de nós e parecem não nos chamar a devida atenção. Por isso lhes apresentamos uma das mais belas ações de caridade, bondade e altruísmo já praticadas em nosso município, estamos fazendo referencia ao trabalho realizado pelo Artesanato Dom Bosco.
A idéia do projeto surgiu em 1985 quando Irmã Josefa, preocupada com a situação das adolescentes, convidou a senhora Neguinha Soares a criar uma escola de “marca” e “ bordado”, desde então as duas amigas dedicaram-se a esse projeto que passou a oferecer vagas para crianças e adolescentes dos 07 aos 18 anos, funcionando de segunda a sexta no salão paroquial Nikolaus Dorf com turmas pela manhã e a tarde, cada turma possui em média de 25 a 35 alunas que além de participar dos cursos de “Ponto Cruz” e “Ponto Paris” recebem reforço escolar, lanche, formação religiosa, palestras e formação para cidadania.
Após a conclusão do curso, muitas dessas meninas continuam ligadas ao Programa, só que agora produzindo, em casa, suas peças para a venda, boa parte da produção é vendida na Europa o que lhes confere uma possibilidade de renda. Cabe a nós aplaudir iniciativas como essas, afinal não é todo dia que encontramos pessoas tão dedicadas ao seu semelhante, são seres iluminados que doam sua vida para ajudar aos que mais necessitam.
É muito lindo ver um projeto como esse dando certo até hoje. Ainda mais tendo como uma das percussoras nossa tão amada “tia neguinha” e não tirando também todo mérito de irmã Josefa. Que Deus dê muita saúde a todas para que continuem com esse trabalho maravilhoso por muitos e muitos anos.
É Incrivel o trabalho delas Tenhos saudades do meu tempo no artasandato.
é bom ver q tem alguem q se preoculpa em ajudar essas meninas a terem uma profissao para o futuro …
Fiquei emocionada ao ver essa matéria, pois fui aluna da Irmã Josefa e de Dona Neguinha, lá aprendi ponto cruz, era muito bom, aprendi muito com essas mulheres!!
Brasília-DF.