A Maior Corrida de Rua da História de Buriti dos Lopes
Melhores momentos do levante do mastro 2022
Primeira noite dos Festejos de Nossa Senhora dos Remédios 2022
Inauguração Câmara Municipal
Projeto Sonho de Menina PMBL
Assinatura de projeto do Complexo Esportivo e Cultural
POw essa foi pra macar Dona Alzira eu morria de medo dela mas ela era uma senhora boa.Lwmbro-me ela sempre a tarde ficava na calçada da casa de minha vó nas proximidades da torre de televisão eu sempre via ela la e realmente ela lia papel sem ter nada e sempre contando historias rs
q Deus o Tenha em um bom lugar
A equipe do portal Buritiense mais uma vez ta de parabéns pela materia keria Agradecer em nome de todos os buritienses q moram longe pelas materias obg de verdades…
Nossa…e quem nunca correu com medo da D. Alzira? Era Junior magrim, Nego do Fredi, Francisco Régis, Riba, louro do macaxeira, Eu…todos corriam quando ela passava lendo e cantando….Parabéns pela matéria. Um grande abraço.
Neto Val – Parnaíba – Pi
Cara!!! onde vocês conseguiram esta foto da saudosa, Dona Alzira ?… Parabéns, mais uma vez, pelas brilhantes matérias.
Nossa! gente, voces conseguiram resgatar uma figura tao conhecida de nossa cidade e da adolescencia de muita gente. Duvido quem da minha geracao nao tenha corrido e/ou apressado o passo quando via Dona Alzira se aproximando…kkkkkk… Ela, apesar de ser inofensiva, assustava muita gente, alem de ler coisas que somente ela via escrito. Era muito engracado…rsss. E ela nao foi nenhuma lenda narrativa de cunho popular, que foi transmitida de forma oral, de geração para geração.Ela realmente existiu. Valeu pela iniciativa de resgatar um pouco da historia de nossa cidade. Abraco a todos!!! Domigos Cardoso Filho, Atlanta, Georgia, USA.
Muito boa essa lembraça da dona Alzira,pois realmente ficou na memoria de muitas pessoas.
Incrível como vocês conseguem fazer matérias interessantes, nunca tinha visto um site de notícias se importar com a cultura de uma cidade, parabéns a toda equipe do portal (que por sinal é excelente) vocês são merecedores de nossa gratidão e respeito, nos fazendo lembrar de nossa infância. Hô saudade de meu Buriti !!!
João Lira, Palmas – TO
Deus do Céu, corri mto com medo da Dona Alzira… Mto bom lembrar…Parabéns!
Muito Bom, ja tinha me esquecido dela, pense num moleque que ficava assombrado quando via ela, como diz a poesia, saia correndo pra casa, em prantos… kkk e hoje vivo a me perguntar o porque de tanto medo, pois ela não era aquilo que imaginava. Saudade eternas…
Lembrar da dona Alzira, só vocês do portal Buritiense para fazerem uma homenagem a uma pessoa que marcou a estória do povo Buritiense.Tem muitas outras pesooas para serem lembradas.
Nênen,parabéns pela homenagem a essa pessoa que ficou na memória dos buritienses.Dona Alzira merecia ter sido reconhecida com o nome de uma rua,ela foi e continua sendo um símbolo buritiense.
Que bom, parabéns pela lembrança da Dona Alzira; confesso que também tinha medo dela.Engano nosso, pois jamais tão conhecida velhinha fez mal a alguém.
Caramba gostei de ver mais ñ à conheci só ouvia falar, minha mae sempre falou dela agora fiquei contente de saber de uma pessoa tão conhecida e querida! mais por que ela enlouqueceu?
obg!
Dona Alzira! Como não lembrar!
Na Avenida, rua onde Eu morava Ela sempre estava a passear, sentada na calçada e seu cafezinho não podia deixar faltar. Minha avó e minha tia diziam para Eu não me apavorar, pois Ela não fazia mal a ninguém, e ainda pediam para o café Eu levar, com muito medo levava e Ela agradecia e me chamando de Maria.
Parabéns pela bela homenagem a Dona Alzira.
Francisca Verônica Soares.
Rio de Janeiro/RJ
Uma grande homenagem a quem marcou a vida de muitos, parabens pela homenagem
Quero parabenizar por essa justa homenagem que vocễs fizeram À D. Alzira, concordo com o amigo Henivon que deveria ter uma rua com o nome dela essa personagem real que marcou a vida de muitos buritienses!
Parabéns!! vcs conseguem resgatar lembranças que marcaram nossas vidas! Eu chorava de medo da D. Alzira. Foi bom relembrar!
Não poderia deixar de parabenizar essa bela homenagem. Por ter aludido essa senhora, que povoava as mentes e os medos das crianças, como uma figura ou personagem folclórico/mítico em sua poesia.
A “loucura” desta (com o perdão da palavra) foi colocada nesta poesia de maneira encantadora, dando um tom sutil a todo o sofrimento e preconceito que a mesma passou.
O que seria na verdade a “loucura”…Como sinto nesta poesia, talvez se trate de uma forma diferente da qual conhecemos e partilhamos (na maioria) de ver esse mundo aparentemente são. Os ditos loucos ou lunáticos fogem desse óbvio e são mais densos e intensos. A realidade é superficial, por os ‘insanos’ falam das profundezas humanas. Talvez ela estivesse
além de nós, e por não entendermos sua forma de expressão considerávamos como cheia de devaneios.
Como Nietzsche falou: “E os que dançavam foram considerados loucos por aqueles que não ouviam a música”.
Realmente…Foi belo resgate de uma personagem ilustre da história dessa cidade.
PARABÉNS!
Parabéns pela homenagem,realmente quem nunca correu com medo dela?…ainda me lembro apesar de ser uma pequena criança..muito bela a matéria!!!
Parabéns seu Nenê Calisto!!
ITÁLIA
Adorei tio Nenen,lembrei do meu tempo de criança e o medo que tinha dela,é muito bom lembrar de tempos que jamais sairão da memoria.PARABÉNS!!!!!!!!!!!
Um vez, ela me pegou nos braços e correu comigo até o Pirangi Club… Chorei d+… Mas, isso não me serviu de lição, pois num dia de “loucura” minha e da Indira, pegamos a sacola dela e fugimos… rsrsrs… ela ficou muito brava e gritava atrás da gente! Até que abandonamos a sacola… tinha muito papel de bala e uma boneca dentro…
Depois de muito tempo, ela sumiu das ruas. E um dia tive que ir ao hospital, não lembro o porquê, e ela estava lá muito abatida, magra, deitada numa cama… Fiquei com tanta pena, deu um nó na garganta… Passados os dias tive a notícia de sua morte… Lamentei muito.
Quem não lembra dessa figura de nossa infância é bom reviver,lá vem D.Alzira minino se você não fica quieto…
NOSSA MUITO BOM LEMBRA DESSA EPOCA!!!!!!!!!
ainda bem que essa coitada ja se foi, pelo jeito ela era o bicho papao da cidade
e só agora estão penalizados por ela
Adorei esta reportagem , pois era minha vizinha, muita carismática . todos da rua morriam de medo, mas ela gostava de todos. uma vez quando tinha 12 anos e estava com a perna quebrada ela correu atrás do Cláudio irmão do Tuíta, pegou minha moleta e jogou nele, como a mamãe não deixou ela pegar o cláudio, ela zangada pegou uma bacia de peixe pode e jogou na porta daqui de casa, a mamãe disse – dona Alzira por que você isso, por que você não deixou eu matar aquele cachorro. depois ela cavou um buraco dentro da nossa casa.
Nossa, que fantastico… eu nunca vou esquecer de quando o Elizeu foi conversar com ela, e ele disse que ela estava tranquila… rsrsrs e de repente… ele levou um tapa na cara… que ela deu!!! e teve tambem o mais temido de todos…. ( O GAVIAO )
Essa foi demais, os mais novos não sabem mas para ela todas as mulheres eram Marias e os homens eram José. Sabem porque, para ela a “familia” era “sagrada”, o que muitos de nós não damos o seu devido valor. Ela sempre passava lá em casa e pedia café nãi aceitava em xícara preferia em copo. Uma pessoa simples, marcou minha infância e tirava a preguiça da gente. Quando não queríamos fazer algum mandado, minha mãe dizia: vou chamar a D. Alzira. kara a preguiça sumia num passe de mágica.As lições de humildade dela sempre me acompanham.
Ahhh…agora sei quem foi a Dona Alzira!
Parabéns ao autor do poema e a vocês por resgatarem essas pessoas que fazem parte da história do Buriti…
EXCELENTE QUANDO VÍ ESTA FOTO LEMBREI DE MINHA INFÂNCIA, EM QUE PODÍAMOS BRINCAR DE CARINHO DE LATA COM PENEUS DE CHINELO JAPONESA, E DE VEZ EM QUANDO D. ALZIRA IA PARA A CASA DE MEI AVÔ TOMAR CAFÉ E O CHAMAVA DE MACHÓ, ENTÃO ELA DIZIA E ESSE MENINO GORDINHO O QUE ELE É SEU. RESPONDIA MEI AVÔ É MEU NETO E ELA SAIA COM SUA SACOLA,OUTRAS VEZES CHEGA COMO SEMPRE, DIZIA MINHA AVÓ, ME DÊ UM CAFÉ E LAVA ATÉ A CHÍCARA E SAIA CALMA PENSATIVA ÁS VEZES ALMOÇAVA COM A GENTE- DEPOIS DE UNS CINCO ANOS Q ELE ESTEVE MUITO DOENTE E MEHOROU ELE VOLTOU A IRA CASA DE MEU A VÔ, EU JÁ GRANDE ELA DISSE ESSE É AQUELE MENINO PEQUENO, ME RECONHECEU. PARA MI ESTA MULHER FOI APENAS UMA PESSOA NÃO COMPREENDIDA NO SEU TEMPO
TYCIANE SE VC A TIVESSE CONHECIDO VC IRIA QUERER SABER PORQUE Q ELA ANDAVA DAQUELE JEITO, POIS LEMBRO BEM Q QUANDO ELA VIA UMA CRINÇA NOS BRAÇOS DE UMA MULHER ELEA PEDIA PARA SEGURAR.
OBS: ARRANGEM TAMBÉM FOTOS DO AGENOR Q MORAVA NO CURRE E DA CEARÁ
PESSOAS COMO ESSA É Q DEVEM SER HOMENAGEADAS E NÃO UMAS Q CHEGAM EM BURITI DOS LOPES SEM NADA E EM POUCOS DIAS LEVANTAM PATRIMÔNIOS EXORBITANTES, ATRAVÉS DE FALCATRUAS E DEPOIS SE PASSAM POR LOBOS EM PELES DE CORDEIROS, ATÉ QUEREM ASSUMIR AS MELHORES POSSIÇÕES SOCIAIS E DEIXANDO OS FILHOS DA TERRA SENTINDO-SE VERDADEIROS IDIOTAS EM PLENO SÉCULO.
QUERO PEDIR A VCS Q FAZEM ESTE PORTAL Q EM OPORTUNIDADE FAÇAM HOMENAGEM TAMBÉM ÁS PESSOAS Q QUNADO NÃO TINHA HOSPITAL, FAZIAM O PARTO DAS MULHERES NAS CASAS TOTALMENTE DE GRAÇA E DAVAM INJEÇÃO OU VACINA NAS CRINAÇAS E ADULTOS COMO A DONA JUDITE Q ATÉ HOJE NUNCA FOI HOMENAGEADA E OUTRAS MAIS Q ESSAS SIM É Q FAZEM A CIDADE DE BURITI DOS LOPES, A CIDADE DO DOCE E DO BORDADO. RESGATEM FOTOS DAS MULHERES FAZENDO RENDAS COM OS BILROS.
Importantíssima recordação das histórias de dona Alzira nessa poesia de cordel.Os autores souberam resgatar uma das mais importantes personagens de nossa cidade.Parabens mais uma vez!Pois souberam expor a história de saudosa!!!
Importantíssima recordação das histórias de dona Alzira nessa poesia de cordel.Os autores souberam resgatar uma das mais importantes personagens de nossa cidade.Parabens mais uma vez!Pois souberam expor a história de forma saudosa!!!
Concordo com voçe Henivon, homenagear com no minimo, nome de uma rua. Pois foi uma figura do descaso onde sempre nos deixava imaginar como uma pessoa que trazia medo, mais nunca ofendeu ou maltratou alguem, pelo contrario, criou seus filhos e sempre os protegia.
Nossa que alegria revê-la nessa bonita homenagem… quem não tinha medo de dona Alzira, lembro que Ela chegou a tomar seu velho cafezinho em minha casa. Parabéns por essa homenagem, mais do que digna lembrança.
rsrs quem nao se lembra desse grande e real mito q foi e que sempre sera…Dona Alzira, por quantas vezes troquei de rua para com a mesma nao cruzar. E quando que por um engano nos encontrava sinceramente me colocava a correr para que perto dela nao ficar. Os pais a usavam para assustar seus filhos, e diziam que em seu saco ela os colocavam para levar para tal lugar sabes onde e maltratar…rsrs…Quantas vezes também a peguei lendo um papel em que nada tinha escrito. Mas ainda nem sei se era a mesma que se tornava louca por querer simplesmente sonhar ou se não somos nós mesmo que nem este presente nos damos,por pensar somente em enricar…Saudades deixastes. Mas na memória te todos ficastes. PARABENS A TODOS QUE COMPÕEM O PORTAL BURITIENSE…LINDA HOMENAGEM…
JOELIA SILVA
Merece Até fazer parte do nosso folclore,pois como virmos após tantos comentarios,da nossa historia ela realmente faz parte… simplicida nas palavras,pronunciava com tanta convicçao que cheguava a pensar que o problematico era eu…rsrs. parabens pela boa matéria em honra a Sra Alzira.
muito bom, é uma figura que esteve muito presente no imaginário das crianças, há um tempo átras….. excelente!!!!!!!!!!!!!!
eu ainda ñ tinha visto esta homenagem, até q um dia desse um amigo q mora em Brasília-DF me falou, hj lembrei e procurei pra vê-la, nossa muito linda essa homenagem, voltei a minha infância pois, morria de medo dessa pessoa,legal mesmo,adorei…bjosss!
Nossa! viajei no passado agora lendo essa Homenagem. Muito bom mesmo.
FIQUEI MUITO EMOCIONADA!!!COMO ESQUECER DA DONA “ALZIRA”!!!LEMBRO DA MINHA INFÂNCIA MARAVILHOSA!!!MUITA LINDA A HOMENAGEM.PARABÉNS À GILDÁZIO E SEU NENÊM CALIXTO.
Nossa, parabéns mesmo,vcslembraram de alguém q realmente fez parte de nossa infância ,kramba,essa me pegou de cheio
nossa como eu tinha medo eucorria quando via ela. Tadinha não fazia mal a ninguém.kkkkkkkkkkkk parabéns pela lembranças q um dia vivemos e convivemos….com a D’alzira
Gente que linda homenagem !!!
Estava aqui falando da dona Alzira, contando como ela era e quanto eu tinha medo, minha filha pediu p conhecer-lá . Coloquei no Google e simplesmete encontrei a foto dela com essa linda homenagem estou super emocionada !!!!!
Olá, bom dia. Tenho motivos para querer saber mais sobre a Dona Alzira. Alguém sabe me dizer como e qdo ela morreu. Se alguém souber por favor entre em contato. Me mandem email ou me add no whatsapp 016991706474 ou me liguem no 016 99236-2653.
Grato
Nossa que saudade , meu buriti que amo , saudade da dona Alzira, correu muito atrás de nós , era minha vizinha , do lado da igreja Presbiteriana , corremos muito , cada um entrando em suas casas desesperados se bem que nós vizinhos mesmo sendo crianças sabíamos lidar melhor com ela … Nossa turma: Vencim, conceição, Francisco, Norbelino , Diguim, Rossine, boião, Jorge, Leila , Lili , Elizângela, Evandro , Francisco, Juliene, juleny E EU . Sei que esqueci vários nomes se alguém da nossa rua ver essa mensagem coloque seu nome , um forte abraço