Espelhate Te Juventude
Publicado por Gildazio em 04 fevereiro 2011
Da esquerda pra direita: Romário, Marcos do Lua, Neneíta, Toinho, Ronaldo, Monsenhor Bossuet, Citonho e Franzé
Agachados: Valdir, Antônio Carlos (baleco), Zé Maria, Tringuelo, Arquimédes (Quimé), Papa e Nato Lopes
Os adolescentes de hoje, talvez não lembrem ou não saibam, mas um dos primeiros movimentos jovens organizado em Buriti dos Lopes, surgiu em 1983 com o Clube de Jovens Servir Sorrindo. Além de missão religiosa, eles tinham como objetivo a integração entre os jovens, a solidariedade e a diversão.
Como parte dessa diversão existia um time de futebol para os homens, eles levavam tudo muito a sério, por isso com organização e união chegaram a surpreender muitos times considerados de melhor nível como: Bangu (já extinto), Avenida, Estreito e o São Paulo (Curimatá), etc. E isso numa época em que o futebol buritiense ainda era praticado descalço.
Daquele time, começaram a despontar como bons jogadores de nosso futebol: Antonio Carlos (Baleco), Massôla, e Romário, que o tempo tratou de confirmar as previsões um pouco mais tarde. No mesmo grupo também se destacaram: Arquimedes (já falecido), Carlos Almir, Valdir Chaves, Neneíta, Marcos do Lua (já falecido), Tringuelo, Gení e Kennedy. Os outros com muita dedicação compensavam a deficiência técnica.
O Servir Sorrindo atuou durante 5 anos, no entanto o time de futebol ficou em atividade por 2 anos, então os jovens passaram a integrar outras equipes, que já existiam e outras que foram fundadas na época como S.E.B (Sociedade Espotiva Buritiense) e o Central ambos já extintos.
Aquele Clube de jovens era uma prova de que se pode viver plenamente uma juventude de forma divertida, solidária, consciente e por que não dizer feliz. Os frutos daquele movimento vemos ainda hoje, com a formação de cidadãos e cidadãs de bem que quase todos conseguiram ser e que com certeza seguirão sempre esse caminho.
Publicação autorizada pelo autor: Toinho Carvalho
BONITA HOMENAGEM QUE O PORTAL BURITIENSE ESTÁ PRESTANDO A ESSES SENHORES DE HOJE DO SERVIR SORRINDO{CLUBE DE JOVENS}. NAQUELE TEMPO NÓS JOGÁVAMOS CONTRA GRANDES EQUIPES COMO O SÃO PAULO DO CURIMATÁ, AVENIDA,LIBERAL,E VENCEMOS A TODOS NOS TORNANDO CAMPEÕES BURITIENSE.DESEJO QUE A NOSSA JUVENTUDE TENHA BOAS PRAÇAS DE ESPORTES, PARA A PRÁTICA DO FUTEBOL,VÔLEI FUTSAL,ATLETISMO,ETC.
Parabéns pela reportagem e recordando o bom e organizado futebol buritiense na época. E relembrando alguns personagens que tinha cabelo.
É isso mesmo Benedito! O Servir Sorrindo fez tanto sucesso e foi tão importante para os jovens daquela época, que o Antônio Carlos, meu irmão, chegou até a compor um samba ‘servir sorrindo’, que ainda hoje é lembrado pelo Mundim.
Caro Benedito, gostaria de fazer uma observação no meio desse personagens temos o in-memoria “toinho” tambem ja falecido.
rsrsrsrsrs… pois é, meu pai sempre fala, como era bom esse tempo, e como fazia gosto de participar desse grupo de jovens, ñ é a toa que conheceu minha lá e ainda hoje estão juntos, enfim, legal demais, e mais ele tinha cabelo rsrsrsrsrs q massa… adorei a reportagem… parabéns a todos que fazem parte desse site e que fizeram parte desse incrível grupo de jovens.
Parabêns! muito bom lembrar do grupo de jovens “SERVI SORRINDO” do qual fiz parte com muito orgulho e que tenho amigos que me deram lindos sobrinhos e afilhadokkkk
MEU DESTAQUE VAI PARA LUISA ou (Yta)
por onde andará os outros participantes?
Valeu Benedito pena que a foto em que eu estou sumiu, o Valdir sempre me procura para saber dela mas não encontro. Tempos bons,foram-se, mas as verdeiras amizades permanecem mesmo que a distância. Será que o Jack caberia nesta seleção?
Foi legal ver essa reportagem sobre o clube de jovens “SERVIR SORRINDO”. Infelizmente nao fiz parte dele, pois ainda era muito jovem na época, mas tive a oportundiade de conviver com todos os integrantes e me tornei amigo da maioria. Realmente os bons tempos nao voltam, por isso que sou adepto da frase:”…viver é aceitar cada momento como um milagre que não poderá ser repetido nunca…”; e cada um tem que aproveitar a vida da melhor forma possivel para nao ver o tempo passar em um “piscar de olhos”. Esse time de futebol fez muito sucesso; acompanhei e vibrei muito em quase todos os jogos dessa turma; o pessoal realmente batia um bolão, o unico que nao sabia jogar e nunca aprendeu foi o Valdir Chaves… kkkkkkk, ele era até esforçado, mas a habilidade, sem comentarios… rsss… Um abraço a todos do portal. Saudade Buriti!!! (Domingos Filho, Atlanta, USA)