A Maior Corrida de Rua da História de Buriti dos Lopes
Melhores momentos do levante do mastro 2022
Primeira noite dos Festejos de Nossa Senhora dos Remédios 2022
Inauguração Câmara Municipal
Projeto Sonho de Menina PMBL
Assinatura de projeto do Complexo Esportivo e Cultural
PARABÉNS AO PORTAL PELA EXCELENTE ESTÓRIA SOBRE UM ILUSTRE PROFESSOR QUE FOI CRISTOVAO MELO,HOJE UMA CLASSE TÃO SOFRIDA E NÃO RECONHECIDA PELOS ADMINISTRADORES DO NOSSO PAÍS.AS PERSEGUIÇÕES A FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ATÉ HOJE EXISTE,MAS JÁ FOI BEM PIOR A ANOS ATRÁS,LEMBRO ME BEM QUE EU E MAIS DOIS COLEGAS DE REPARTIÇÃO FOMOS PROIBIDOS DE ENTRAR NO NOSSO AMBIENTE DE TRABALHO PORQUE DIVERGÍAMOS POLITICAMENTE DOS CORONÉIS DA ÉPOCA.
Cristovão Gomes de Melo é meu bisavô. Não conhecia pouco sobre ele. Não sabia, por exemplo, que ele ganhou a alcunha de “advogado dos pobres” e que incomodou tanto os poderosos de então. Obrigado por resgatar esse pedaço da minha história e da história de Buriti dos Lopes e do Piauí.
Caríssimo Gildásio, sou neta do Cristóvão, e caminho a serviço da honradez desse cidadão. Honrar a memória do Seu Cristóvão pra mim representa servir ao bem público, priorizar a honestidade e justiça acima de tudo. Meus tios, embora tenham saído do Burit,i nunca deixaram de amar esta terra, e as pequenas lembranças nos foram repassadas. Obrigada por imortalizar a nossa história em nome da personagem mais inspiradora da família – CRISTÓVÂO MELO.Procurarei colaborar com sua pesquisa. Grande Abraço.
Parabéns sr. neném pelo resgate da historia deste ilustre cidadão, que era buritiense por paixão. E ao portal por continuar resgatando nossa história.
É para mim uma honra saber que o nosso avô foi um dos responsáveis pela Educação e a defesa dos menos favorecidos. Sou filho de José de Anchieta Melo, um dos filhos do honrado cidadão com a vó Biluca. A nossa intenção, toda a familia, tios, irmão, netos, sobrinhos, etc é a de preservação da casa, como ela é. Inclusive tenho a idéia, já há dias me persegue, de colocar azulejos com fotografias gravadas de membros da familia, pais e filhos do casal, como um eterno memorial. Vamos procurar contribuir ao máximo. A história não pode cair no esquecimento, vamos buscar fatos. Meus parabéns ao poeta Fco Carvalho Nunes, por reavivar a memória da nossa semente mais forte!!!
Meus agradecimentos aos senhores Francisco Carvalho Nunes, Neném Carlixto e Gildázio pelas informações sobre meu avô Cristóvão G. de Melo. A sua hitória certamente mereceu essa homenagem na cidade de Buriti dos Lopes inspirando a todos no seu desempenho como cidadão e ser humano.
Me sinto lisonjeada por ser bisneta de um homem com tantos valores. Estive em Buriti dos Lopes em 1994, quando tinha doze anos de idade. Porém me lembro apenas dos banhos de rio e da tia avó Rosa.
Acho que é fundamental para aqueles que buscam o autoconhecimento, saber sobre a história dos seus antepassados. Obrigada àqueles que mantêm aceso o dom da história.
Parabens pela iniciativa de resgatar a história dessa cidade. Estou orgulhosa de ser neta desse cidadão, CRISÓVÃO MELO pessoa honrada, inteligente e que deu os primeiros passos para abrir a mente dos mais humildes do lugar. Infelizmente viveu tão pouco e nenhum neto o conheceu,eu teria sido sua primeira neta.
Engraço ele era casado com uma prima do meu Avô IZABEL MOREIRA DO VAL que casar com ele passou a assinar IZABEL MOREIRA DE MELO.
Muito bonita sua historia. é uma pena ele ter sido perseguido e transferido daqui, talvez se isso não tivesse acontecido, o Buriti hoje seria outro. mas é uma pena que pessoa como ele que lutam pela democracia sempre são perseguidos.
Sua historia mostra que não é de hoje que vem acontecendo perseguições politicas em buriti.
Amiga LUCIANA MELO, que bom saber onde você buscou um DNA tão privilegiado.
Em seu avô, menina!!!
Você escreve com graça e com muita leveza,mesmo quando denota indignação com a miséria política e aética que assola nosso mundinho verde-amarelo.
Parabéns pela herança
Francisco, quero em primeiro lugar agradecê-lo pela homenagem e iniciativa de resgate da memoria de meu bisavô, ilustre cidadao buritiense. infelizmente conheci apenas vovó Biluca, sua esposa, e seus filhos, que ate hj mantêm a tradiçao de passar a semna santa e dia de finados em Buriti, tradiçao esta passado para os netos, como por exemplo minha mãe que ja me levou para desfrutar dessa otima reuniao familiar, e agora leva a quinta geração, representada pelo meu filho Giulliano, que passou a seman santa de 2011 aí nesta boa terra.
Muito obrigado Gildásio, pela iniciativa de resgatar um pouco da biografia do meu pai, o qual, lamentavelmente, DEUS não quis permitir que eu o conhecesse, pois o perdi aos 3 anos de idade. Figuras impolutas desse Buriti que tanto amo, tais como o Bezin Flurindo, Bernardo Mateus, dentre outros, já me davam o testemunho do tamanho da importância do meu pai para a cultura e edacação dos seus conteporâneos, e diziam-me “luiz carlos:quem sabe algumas poucas e riquíssimas letras aqui no Buriti, deva-se ao teu pai”. Sou o caçula de sua prole de 7 filhos, que AMAM essa bendita terra.
Sempre me orgulhei de ser descendente (bisneto) deste ilustre piauiense, buritiense. O Pouco que sei de sua história foi contado a mim por minha avó (Maria Teresa) e seus irmãos (Anchieta, Cristovão, Enéias, Luiz Carlos e Rosinha). Portanto, quero agradecer e parabenizar o Sr. Francisco Carvalho pela bela homenagem a este grande homem, que estava além do seu tempo, pois, além de ser sensível aos problemas sociais, já percebia que a solução estava na educação, que sempre foi tão boicotada em nosso país por seus dirigente.
É bom saber que a nossa dedicação em ajudar os mais desfavorecidos e a sensibilidade para os problemas que afligem a nossa sociedade é hereditária, já nasce conosco, está no sangue.
Quando li este texto me emocionei e desejei, mais ainda, poder saber sobre o meu bisavô. Principalmente no trecho onde diz que ele recebeu a alcunha de “Advogado dos Pobres”, não só, assim entendo, por ajudar e proteger os mais pobres, sendo a sua voz ativa, mas por saber que ele foi um Rábula (um advogado sem formação acadêmica, o que era bastante comum antigamente), isto é, literalmente um advogado, como tantas vezes minha vó já me falou, e utilizou os seus conhecimentos jurídicos para acudir aqueles mais necessitados, mais carentes, que viviam a mercê dos desmandos dos coronéis. Digo isto, pois sou advogado e, desde quando prestei o compromisso na OAB, retornei para minha cidade natal (Pio IX-PI) e dedico boa parte da minha profissão em auxiliar os mais humildes e carentes. Por isso me emociono, por saber que essa vontade de defender os mais necessitados vem dele, do meu bisavô, sendo os seus valores, a sua honradez, a maior herança que ele nos deixou.
Senhores Editores,
Tenho a grata satisfação de externar minha gratidão ao voloroso Senhor Cristóvão Melo, que foi professor de minha mãe e de quem ela comentava com orgulho de tê-lo tido como mestre. Não tive a honra de conhecer este digno servidor público, advogado brilhante sem ser formado em direito, emérito professor, respeitável cidadão e invulgar professor de todas as matérias. Conheço todos os seus filhos e os admiro como cidadãos honestos, brilhantes profissionais e pessoas que orgulham nossa terra, os quais mostram as origens e boa cepa. Malgrado não residirmos em Buriti, todavia somos gratos a esse torrão pelos nossos primeiros passos e ensinamentos ministrados a mim por Dona Glória, Eliza, Nazila, Sônia as quais possuiam à época uma singular forma especial pedagógica.
Diogo Maia de Alencar, Bisneto de Cristovão Gomes de Melo, se elegeu vereador de Pio IX-PI, com 732 votos, sendo o terceiro mais votado no geral. Sagrou-se candidato eleito graças ao seu serviço prestado naquele Município.
Sou de Goiânia, papai era Cláudio Gomes de Melo. Minha avós paternos, Luiza Gomes de Melo e Raimundo Gomes dr Melo. Tenho muito desejo que conhecer minha árvore genealógica. Será que tem como?
Tenho orgulho de ser neto do Cristóvão. Meu avô que deixou uma história linda em favor dos humildes.
Graças a Deus eu tenho no meu DNA às características do meu avô apesar de não ter conhecido.
Tenho orgulho de ser neto do Cristóvão Melo. Meu avô que deixou uma história linda em favor dos humildes.
Graças a Deus eu herdei no meu DNA às características do meu avô, apesar de não ter o conhecido.