Solar dos Escorcios Conheca o Historico Dessa Familia
Publicado por Gildazio em 24 junho 2011
O surgimento da família Escórcio Alexandrino, de Buriti dos Lopes, ocorreu com a chegada do ilustre Capitão José Escórcio Alexandrino, que, ao aqui chegar vindo da Ilha da Madeira, casou-se com a buritiense Francelina Balbina de Oliveira, na antiga capela de Nossa Senhora dos Remédios, hoje matriz da paróquia. O Capitão José Escórcio Alexandrino era descendente de John Drummond, primo da Rainha da Escócia (ancestral, também, do grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade). Com o falecimento de sua amada esposa, o viúvo mandou colocar na Igreja uma lápide que diz: “Aqui jazem os restos mortais de Francelina Balbina de Oliveira, que nasceu no ano de 1825 e faleceu a 18 de julho de 1867, casou-se a 15 de janeiro de 1845 com o Capitão José Escórcio Alexandrino, deixando oito filhos na orfandade e na maior consternação de saudade, aos cuidados de seu extremoso esposo, que dedica esta singela campa em sinal de sua mais profunda amizade e reconhecida gratidão”.
A antiga residência do Capitão José Escórcio era localizada na Avenida Brasil, onde até pouco tempo existia um prédio antigo que era conhecido como a “Casa do Engenho”, pois ali também funcionava um engenho de sua propriedade; naquela residência foram criados seus oito filhos. Após o falecimento de Dona Francelina, nosso personagem constituiu nova família com Dona Maria Vitória, supostamente filha de uma escrava oriunda da cidade de Magalhães de Almeida (MA). Desse novo matrimônio nasceram Sancho, Simplício, João, Auta, Raimunda, Nazaré, Alexandrina, Henriqueta e Jonas.
Dentre os filhos de José Escórcio Alexandrino daremos destaque ao ilustre senhor Jonas Escórcio Alexandrino, nascido no dia 20 de fevereiro de 1879 e falecido aos 24 de dezembro de 1964. Graças à força de seu trabalho, conseguiu transformar-se em um dos mais notáveis cidadãos de Buriti dos Lopes. Grande lavrador e pescador, tornou-se um respeitado fazendeiro, muito querido por toda a população, principalmente pelos mais carentes. Ingressou na política e foi Prefeito de Buriti dos Lopes por duas vezes de 1930 a 1933 e de 1951 a 1955. Mesmo possuidor de um título de Capitão da Guarda Nacional nunca perseguiu ninguém, sempre venceu os adversários políticos com certa tranquilidade, ratificando sua liderança entre os correligionários. Amava sua terra e era um cidadão de bem; construiu sua estimada casa no ano de 1914, na rua que hoje recebe seu nome. Jonas Escórcio teve como primeira esposa a Senhora Ana Rosa Alexandrino, e com ela teve seis filhos: Florência, Hormezinda, Eulina, Jonas Filho, Simplício e Coriolano.
Essa conceituada família formada por Jonas Escórcio legou à nossa cidade ilustres descendentes que engrandeceram como ninguém nossa terra, tornando-a nacionalmente conhecida. Coube a um dos netos, Arnaldo Escórcio Athayde, preservar o patrimônio da família. Filho de dona Hormezinda e de Olavo Athayde, sob a guarda de seu querido avô foi educado e dele tornou-se estimado. Sempre valorizou a instituição familiar; era por todos querido, e destacou-se como verdadeiro pilar da numerosa família que constituiu, e que amava como seu patrimônio maior. Desejava sempre ter todos ao seu redor, procurava manter viva a lembrança da infância, cuidando de forma impecável daquele querido lar, a casa que pertenceu a seu pai-avô, e que, em forma de homenagem, transformou em um imponente Solar.
Arnaldo Escórcio era exemplo de pessoa iluminada. A todos tratava com gentileza, um cidadão por todos admirado, nunca negava um sorriso, sua felicidade contagiava, fascinado por sua cidade natal e a ela era extremante dedicado. Dona Maria Eugênia, nascida Pimenta Araújo, sua doce e amada esposa, deu-lhe oito filhos adorados, que juntos carinhosamente criaram e educaram, mantendo a tradição da família. A lembrança desse casal querido jamais desaparecerá da memória de nosso povo, o legado deixado por eles permanecerá vivo, como modelo de amor à história e de respeito aos ancestrais. Aquele Solar, que tanto os orgulhava, tornou-se rico patrimônio cultural, que representa o passado de toda uma sociedade. Nele viveram ilustres buritienses, que marcaram de maneira decisiva a história da nossa terra.
Texto: Professor Gildazio e Neném Calixto (colaboração Edmilson Caminha) Veja o vídeo gentilmente cedido por Mariana Caminha (neta de Dr. Alnaldo)
48 Replies para “Solar dos Escorcios Conheca o Historico Dessa Familia”
A bela homenagem que Você prestou a Dona Eugênia e Dr. Arnaldo me comoveu profundamente. Dos meus inesquecíveis sogros guardo a lembrança da generosidade, do afeto e da doçura com que conquistavam todos que lhes eram próximos.
Como recompensa, ofereço-lhe GRATIDÃO, “essa palavra-tudo”, no dizer de Carlos Drummond de Andrade (parente dos Escórcios, como Você bem ressalta no seu primoroso texto).
Em nome também de Ana Maria, minha mulher, das filhas Mariana, Ana Carolina e Maria Eugênia, e do neto Fabrício, um forte abraço do amigo e leitor
ESPETACULAR ESSA REPORTAGEM SOBRE O SOLAR DOS ESCÓRCIO,LEMBRO-ME BEM DOS BAILES DE CARNAVAL ANIMADO PELA BANDA CNEC SHOW DE BURITI DOS LOPES QUE ANIMAVA TÃO BEM OS CARNAVAIS DE OUTRORA,LEMBRANÇA QUE GUARDO COM MUITO CARINHO QUANDO CHEGUEI AQUI PARA MORAR NESSA BELA CIDADE.
Simplesmente fascinante, conhecer o passado de seu povo é saber de suas próprias origens, obrigado seu Nenem e professor Gildazio por proporcionar aos buritienses uma aula de cultura que nunca tive na escola.
Gildazio,
obrigada pela excelente matéria e pelo grande carinho com que você tratou minha família, que, desde sempre, é motivo de orgulho para mim!
Vou divulgá-la!
Beijos!
Gildazio,
obrigada pela excelente matéria: É fascinante, conhecer o passado de nosso povo é saber de suas próprias origens, lembro-me bem das tarde que eu brincava na quela casa tia Nuce era uma pessoa encantadoura.
Quero lhe agradecer pela linda matéria que muito me emocionou pelas lembranças maravilhosas que tenho do “solar” e pelas lindas palavras que o senhor escreveu sobre meus pais, Arnaldo e Maria Eugênia. O “Solar dos Escórcio’s” para mim é a perfeita tradução de saudade.
Obrigado e parabens
Queridos Neném e Gildazio, novamente me deparo com mais uma pérola da história e cultura buritiense, conehcer o histórico dessa familia foi emocionante, principalmente por saber que nós buritienses herdamos um pouco dos gens do brilhante Poeta Brasileiro Carlos Drumond de Andrade. Sinto-me orgulhoso do trabalho por voces desenvolvido, a cada dia fico ancioso para ver uma nova máteria publicada por vcs. Parabéns !!!
Como filha do saudoso casal Eugênia e Arnaldo, só tenho a agradecer a bela homenagem que o Senhor fez.
Eles cuidavam muito bem e curtiam cada cantinho do Solar.
E, como o meu irmão Arnoldo disse acima, o Solar nos traz muitas lembranças e saudades.
Obrigada!
obrigado pela bela homenagem à nossa família, principalmente aos meus Avós, Arnaldo e Eugênia, que como bem relatou, eram a mais perfeita tradução de amor a família.O “Solar dos Escórcios” simboliza tudo isso. Muito Obrigado!
Obrigada por seu respeito e carinho em homenagear nossa família. Meus queridos e inesquecíveis pais amavam muito nosso Solar e a cidade de Buriti dos Lopes, cidade essa que está nas minhas melhores lembrancas infantis e também nos Natais que meus pais faziam questão de reunir todos nós, amigos e parentes que ainda moram na cidade.
O Solar dos E’scorcios é uma mistura de muitos sentimentos…..que só consigo traduzir em uma palavra, SAUDADE!
Um grande abraco!
Sim é muito emocionante o q LÍ,faz parte da minha histÓria aVÓS Antepassados,Moro em MS Campo grande e sou filho do SImplicio escorcio alexandrino falecido nos anos 90!Mais nunca desprezararei o meu passado DEus venha le ABENÇOAR!
Buscava historia sobre o sobrenome de familia e encontrei este historico sobre a origem dos Alexandrinos.
Sou neta de Joao Pedro Alexandrino, nascido em Pernambuco e filho de Filomena Alexandrino, sem o nome de Pai em registro de nascimento.
Gostaria de saber mais sobre nossa origem, pois achei o Sr. Jonas Escorcio Alexandrino mto parecido ao meu avo.
Se alguem souber de alguma coisa a respeito agradeço informaçao.
Por favor queria corrigir os dados que na mensagem anterior me equivoquei com nomes e postei errado, Agora com dados corretos.
Sou neta de Joao Pedro Alexandrino, nascido em Pernambuco em 29/07/1927 e filho de Pedro da Mata Alexandrino e Euflozina Altina da Costa.
Gostaria de saber mais sobre nossa origem, pois achei o Sr. Jonas Escorcio Alexandrino mto parecido ao meu avo.
Se alguem souber de alguma informaçao ou confirme parentesco agradeço informaçao.
Maria Do Socorro Escorcio
julho5,2012
Prof.Gildázio
Obrigada,pela linda matéria que me proporcionou muita felicidade,sou filha
de Sancho Alexandrino Escórcio.
Nascida em Parnaiba mas criada em Fortaleza,atualmente moro no RJ. Em breve estarei fazendo uma visita oa solar que
pertenceu ao meu avô José Escórcio Alexandrino
José Escórcio Alexandrino
Fiquei muito feliz de conhecer a historia da minha familia,sou bisneta de Sancho Alexandrino Escórcio,e tataraneta de Jose Escórcio Alexandrino,e pretendo visitar o Solar dos Escórcios em breve.
Sou neta de Simplício Escorcio Alexandrino, bisneta de Jonas Escorio Alexandrino e meu pai leva o nome de meu bisavô; Jonas Escorcio neto. Moro em Campo Grande MS e tem algum tempo que monto um arquivo sobre minha família. Sempre tive vontade de entrar no Solar, pois alguns anos atrás; no site de Buriti; vi a faixada e com algumas informações que tinha e fotos fiz um mural em homenagem a família que aqui em Mato Grosso do Sul mora. Adoro as histórias e achei linda a casa. Parabéns pela reportagem. Espero em breve conhecer a cidade e o Solar.
Pelo que entendi sou filha do Benedito Carlos Escorcio, que é filho de Sancho Alexandrino Escorcio , que é filho de José Escórcio Alexandrino. Que legal descobrir mais sobre a minha família, quem tiver fotos favor enviar para este e-mail carol.escorcio@hotmail.com
Boa Noite gostaria de mais informações sobre essa família pois gosto de pesquisar sobre minhas raízes e sei que minha bisavó Maria Escorcio de Araújo e ela é dessa região.Muito obrigada fiquei feliz em ler essa história.
Olá!
É com profunda alegria que venho expressar minha gratidão.
A alguns anos venho a procura da linhagem e historia dos Escorcios, sei o quanto é importante saber sobre a origem desse honrroso sobre nome. Apesar de não ter certeza se meu avô faz parte dessa descendencia, mas foi de suma importância conhecer a historia dessa exuberante familia. De qualquer forma, agradeço por esse artigo. Um dia, irei visitar o solar. Obrigada.
Karina Escorcio Silva.
Sou neta de Maria Escórcio, vinda dos arredores de Burití dos Lopes,estou fascinada pela descoberta da minha origen, trabalho feito pela minha sobrinha( Cristiane Amaral) e gostaria de ter mais informações de pesssoas Buritienses que conhece mais da história.Pois quero descobrir quem era meu bisa e tataravô.
Gostaria de saber se tenho algum parentesco, sou do estado de goias go, meu bisa vo de nome Pedro Dias Alexandrino , obrigado por ter informacao , vivo em San Francisco California Usa
Sou filha de Jose Escorcio Dos Santos,neta da Senhora Antonia Maria da conceicao, casada com Macario Escorcio Dos santos. e residiam em magalhaes de Almeida,gostaria de saber se somos da mesma famila
Meu Nome e Sobrenome foi uma homenagem ao meu bisavô, Eduardo Escorcio Alexandrino, que nasceu nessa região de Buriti dos Lopes. Sempre tentei obter informações sobre a origem de minha família mais minha avó não tem muita informação, apenas falou que ela e os irmãos são filhos de um segundo casamento e quase não conheceram os parentes paternos, justo os que obtinham o sobrenome Escórcio. As gerações mais recentes de nossa família obtiveram o gene dominante de minha bisavô (afrodescendente) o gene do meu avô era pele clara e olhos azuis que apenas um tio-avô possuía. Gostaria de obter mais informações sobre a história de nossa família, moro em Campinas- São Paulo e pretendo um dia desvendar essas origens.
Ao longo do tempo venho pesquisando a História da nossa família, conseguir localizar uma prima de Lisboa e a mesma me enviou alguns arquivos sobre esta honrada família.
Que Deus nos abençoe sempre.
Olá amigos e pesquisadores, sou teresinense e ano passado eu tb tive a curiosidade de buscar a origem do meu sobrenome – herdado de meu pai – e cheguei até esse portal com essa providencial matéria sobre o Solar. Em uma viagem ao litoral em 2015, conheci o local encantador e cheio de histórias. Um morador e guia do Solar dos Escórcios me apresentou tudo cuidadosamente, fiz fotos e assinei o livro de registro. Segundo meus achados, acredito que o sobrenome surgiu realmente como um apelido dado aos escoceses do clã Drummond que passaram a viver na Ilha da Madeira. Muitos da familia Drummond/Escorcios [com r ou sem r, afinal existem varias derivacoes] vieram ao Brasil para diferentes lugares, e daí por diante, esse monitoramento passa a ser mais restrito na internet. Por incrivel que pareça, foi mais facil até encontrar um atestado de um membro escoces da familia Drummond onde ele confirma à corte portuguesa sobre a descendência nobre de John Drummond que saiu de seu país e passou a viver na Ilha da Madeira. Segue o link: http://genealogiadasgeraes.blogspot.com.br/2013/11/os-drummonds-da-madeira-e-as.html#refdavid
Essa história me fez total sentido quando encontrei essa matéria sobre a origem do Solar, já que o citado Capitão José Escórcio Alexandrino, veio da Ilha da Madeira.
O tempo passou e aqui estamos nós, os escórcios espalhados pelo país, tentando entender os caminhos dessa origem.
Meu pai recebeu o sobrenome do pai dele, meu avô. Eles dois viveram em Piracuruca e em localidades rurais do município. E por assim, ser tão proximo à Buriti dos Lopes, estou em busca de alguma ligação com os Escórcios de lá. No entanto, alguns parentes muito distantes, dizem que o sobrenome veio do Ceará, e daí por diante não consegui mais avançar em minhas pesquisas. Espero um dia conseguir fazer essas ligações, sobre a curiosa origem do sobrenome que amo tanto. Um grande abraço a todos os escórcios e fiquem com Deus.
Adorei a historia sou tambem escorcio sobrenome do meu pai vindo ds ilha da madeira procuro sempre saber da familia escorcio adorei a historia me chamo Mauro Sergio Ribeiro Escócio
Minha mãe, Helena Escórcio lima, filha de Zilda Escórcio Lima, filha de José Escórcio é dessa família. Minha vó nasceu em Buriti dos Lopes. Minha mãe, hoje com 94 anos, sempre falou do “tio Jonas” e das festas das famílias. Uma vez ouvi dizer que os Escórcio vieram para o Piauí, Santa Catarina e um estado do Norte, mas acho que os que mais se multiplicaram foram os do Piauí. Simplício também me é um nome familiar.
Sinto terem tirado o belíssimo vídeo do Solar dos Escórcio. Tive a oportunidade de ver e mostrar para a minha mãe que muito se emocionou na época. Será que podem dispor novamente o vídeo?
Agradecemos o comentário e pedimos desculpas pela retirada do vídeo, nossa página sofreu algumas alterações e perdemos alguns conteúdos, no entanto, por respeito à todos familiares recolocamos o vídeo solicitado.
Olá a Todos,
Sou filho de José Escorcio de Oliveira nascido em Buriti dos Lopes em 31/12/1928.
Ele saiu de Buriti dos Lopes em 1942 em um “Ita” saído de Tutóia e veio morar no Rio de Janeiro, acolhido pelo primo Coriolano.
Casou no Rio de Janeiro com minha mãe, Christina Marília Kaznowski de Oliveira.
Pelo que sei, membros ou membro da família Escorcio vieram da Ilha da Madeira em meados do século 19 em uma corveta portuguesa que aportou em Fortaleza.
Parece que um membro da família ficou em Fortaleza, mas, a corveta seguiu para a cidade de Santos – SP, e por isso existiram dois ramos da família Escorcio que agora estão espalhados pelo Brasil.
Meu pai e meu falecido tio João Batista de Oliveira, irmão de meu pai, me falavam que tinham um ótimo de nome Arnaldo que estava fazendo o levantamento genealógico da família Escorcio.
Se pesquisarem sobre a ilha da Madeira, conseguirão ver que existem registros sobre John Drummond que migrou para a ilha.
Encontrarão também quando os membros da família Drummond passaram a ser conhecidos por “Escorcio” que é uma corruptela de “escocês” já que John Drummond era escocês e, portanto, era chamado de ” o escocês” , daí o nome ESCORCIO.
Existem arquivos em um igreja da Ilha da Madeira, acessíveis pelo Google que mostram em que ano família Drummond assumiu o sobrenome ESCORCIO.
Meu pai e nezinho peteira escorcio tem 87 anos mora em tutoia entao sou uma descentente dessa familia vendo os comentario fico orgulhosa de dos nossos antepassado
Ola. Meu terceiro vo se chama Jose Romualdo Alexandrino casado com Leopoldina Inacia Roza de Jesus . Ele e filho de Romualdo Francisco Alexandrino casado com Ana Luisa de Jesus.Meus terceiros avos vieram para Santa Catarina. Alguem conhece?
Ola. Meu terceiro vo se chama Jose Romualdo Alexandrino casado com Leopoldina Inacia Roza de Jesus . Ele e filho de Romualdo Francisco Alexandrino casado com Ana Luisa de Jesus.Meus terceiros avos vieram para Santa Catarina. Alguem conhece?
Olá, Meu terceiro vo se chama Manoel Romualdo Alexandrio casado com custódia Alexandrina de Jesus. Ele também é filho de Romualdo Francisco Alexandrino casado com Ana Luisa de Jesus. Eu sou moradora de santa catarina.
sou filha de josé carlos escórcio neta de sancho alexandrino escórcio e maria carlos escórcio e sobrinha de amélia escórcio,maria do socorro escórcio e lucia…era muita pequena quando meu pai foi embora gostaria de revê-lo se souber porfavor entra em contato no facebook tania escórcio moro icaraí caucaia
Oi! Eu não sei muita coisa da família do meu avô paterno, mas certo dia, quando eu tinha apenas nove anos de idade, perguntei para o meu tio avô, que já é falecido há quase trinta anos, qual era o sobrenome da família dele e ele me respondeu: ESCÓRCIO (eu não sei explicar direito, porque, o sobrenome Escórcio não consta nos documentos dele). Naquela época eu já estudava Inglês e achei o sobrenome parecido com o nome do país Escócia (um dos quatro integrantes do Reino Unido). Eu falei pra ele isso e ele me respondeu que a família tinha origens nesse país e que tinha vivido na ilha da Madeira. Alguém pode me confirmar se o sobrenome ESCÓRCIO é mesmo um sobrenome escocês.
Estou profundamente emocionada em ver esse vídeo. A casa da minha bisavó, a “Vovó Nuci”. Ia muito para lá na minha infância e agora pude reviver as lembranças maravilhosas dessa casa, do cheiro, da comida e até do jabuti que também tinha lá…kkkk Parabéns pela filmagem! Estou emocionada.
Olá, Jessevanio! Sim, os Escórcio vêm da Escócia (Reino Unido), são de uma linhagem da nobreza escocesa.
Em realidade, são todos descedentes de John Drummond, que migrou para a Ilha da madeira, em Portugal. Jonh Drummond era conhecio como João Escórcio ou Escócio (Por ser Escocês). Praticamente todos os brasileiros com sobrenome Escócio e Drummond são descendentes deste indivíduo, já que foi o único da família escocêsa e nobre a migrar para a Madeira, e logo após espalhar-se pelo Brasil.
Olá pessoal, nós também somos Escórcio. Minha mãe Helena Escórcio, que fará 98 anos agora dia 22, filha de Zilda Escórcio, de Buriti dos Lopes, é a única das filhas que preservou o sobrenome. Nós, filhos e netos preservamos o Escórcio também. Minha mãe, hoje com alzheimer, nasceu em Parnaíba, sempre falava do “tio Jonas, Símplicio, da Lili, entre outos. A tia Cora era irmã da vó Zilda, essa eu conheci.
Minha mãe falava das festas que havia na casa dos parentes e de como alguns deles tocavam instrumentos.
Moramos em Brasília.
Meu caro Gildazio,
A bela homenagem que Você prestou a Dona Eugênia e Dr. Arnaldo me comoveu profundamente. Dos meus inesquecíveis sogros guardo a lembrança da generosidade, do afeto e da doçura com que conquistavam todos que lhes eram próximos.
Como recompensa, ofereço-lhe GRATIDÃO, “essa palavra-tudo”, no dizer de Carlos Drummond de Andrade (parente dos Escórcios, como Você bem ressalta no seu primoroso texto).
Em nome também de Ana Maria, minha mulher, das filhas Mariana, Ana Carolina e Maria Eugênia, e do neto Fabrício, um forte abraço do amigo e leitor
Edmílson Caminha
ESPETACULAR ESSA REPORTAGEM SOBRE O SOLAR DOS ESCÓRCIO,LEMBRO-ME BEM DOS BAILES DE CARNAVAL ANIMADO PELA BANDA CNEC SHOW DE BURITI DOS LOPES QUE ANIMAVA TÃO BEM OS CARNAVAIS DE OUTRORA,LEMBRANÇA QUE GUARDO COM MUITO CARINHO QUANDO CHEGUEI AQUI PARA MORAR NESSA BELA CIDADE.
Simplesmente fascinante, conhecer o passado de seu povo é saber de suas próprias origens, obrigado seu Nenem e professor Gildazio por proporcionar aos buritienses uma aula de cultura que nunca tive na escola.
Gildazio,
obrigada pela excelente matéria e pelo grande carinho com que você tratou minha família, que, desde sempre, é motivo de orgulho para mim!
Vou divulgá-la!
Beijos!
Gildazio,
obrigada pela excelente matéria: É fascinante, conhecer o passado de nosso povo é saber de suas próprias origens, lembro-me bem das tarde que eu brincava na quela casa tia Nuce era uma pessoa encantadoura.
Prof. Gildazio,
Quero lhe agradecer pela linda matéria que muito me emocionou pelas lembranças maravilhosas que tenho do “solar” e pelas lindas palavras que o senhor escreveu sobre meus pais, Arnaldo e Maria Eugênia. O “Solar dos Escórcio’s” para mim é a perfeita tradução de saudade.
Obrigado e parabens
Arnoldo Escórcio
Queridos Neném e Gildazio, novamente me deparo com mais uma pérola da história e cultura buritiense, conehcer o histórico dessa familia foi emocionante, principalmente por saber que nós buritienses herdamos um pouco dos gens do brilhante Poeta Brasileiro Carlos Drumond de Andrade. Sinto-me orgulhoso do trabalho por voces desenvolvido, a cada dia fico ancioso para ver uma nova máteria publicada por vcs. Parabéns !!!
Sr. Gildázio,
Como filha do saudoso casal Eugênia e Arnaldo, só tenho a agradecer a bela homenagem que o Senhor fez.
Eles cuidavam muito bem e curtiam cada cantinho do Solar.
E, como o meu irmão Arnoldo disse acima, o Solar nos traz muitas lembranças e saudades.
Obrigada!
Prezado Gildázio,
obrigado pela bela homenagem à nossa família, principalmente aos meus Avós, Arnaldo e Eugênia, que como bem relatou, eram a mais perfeita tradução de amor a família.O “Solar dos Escórcios” simboliza tudo isso. Muito Obrigado!
Prof. Gildázio
Obrigada por seu respeito e carinho em homenagear nossa família. Meus queridos e inesquecíveis pais amavam muito nosso Solar e a cidade de Buriti dos Lopes, cidade essa que está nas minhas melhores lembrancas infantis e também nos Natais que meus pais faziam questão de reunir todos nós, amigos e parentes que ainda moram na cidade.
O Solar dos E’scorcios é uma mistura de muitos sentimentos…..que só consigo traduzir em uma palavra, SAUDADE!
Um grande abraco!
Sim é muito emocionante o q LÍ,faz parte da minha histÓria aVÓS Antepassados,Moro em MS Campo grande e sou filho do SImplicio escorcio alexandrino falecido nos anos 90!Mais nunca desprezararei o meu passado DEus venha le ABENÇOAR!
Buscava historia sobre o sobrenome de familia e encontrei este historico sobre a origem dos Alexandrinos.
Sou neta de Joao Pedro Alexandrino, nascido em Pernambuco e filho de Filomena Alexandrino, sem o nome de Pai em registro de nascimento.
Gostaria de saber mais sobre nossa origem, pois achei o Sr. Jonas Escorcio Alexandrino mto parecido ao meu avo.
Se alguem souber de alguma coisa a respeito agradeço informaçao.
Por favor queria corrigir os dados que na mensagem anterior me equivoquei com nomes e postei errado, Agora com dados corretos.
Sou neta de Joao Pedro Alexandrino, nascido em Pernambuco em 29/07/1927 e filho de Pedro da Mata Alexandrino e Euflozina Altina da Costa.
Gostaria de saber mais sobre nossa origem, pois achei o Sr. Jonas Escorcio Alexandrino mto parecido ao meu avo.
Se alguem souber de alguma informaçao ou confirme parentesco agradeço informaçao.
Maria Do Socorro Escorcio
julho5,2012
Prof.Gildázio
Obrigada,pela linda matéria que me proporcionou muita felicidade,sou filha
de Sancho Alexandrino Escórcio.
Nascida em Parnaiba mas criada em Fortaleza,atualmente moro no RJ. Em breve estarei fazendo uma visita oa solar que
pertenceu ao meu avô José Escórcio Alexandrino
José Escórcio Alexandrino
Oi,gostaria d saber mais d vcs, talves vç sejA minh Prima,pq seu pai e irmão d meu Pai… Zap 67991213074 Joao…
Prof.Gildazio
Quero agradecer pela linda máteria que muito me emocionou,achei linda a historia
sobre o solar dos ESCÓRCIOS,
Fiquei muito feliz de conhecer a historia da minha familia,sou bisneta de Sancho Alexandrino Escórcio,e tataraneta de Jose Escórcio Alexandrino,e pretendo visitar o Solar dos Escórcios em breve.
Prof. Gildazio e Neném Calixto,
Sou neta de Simplício Escorcio Alexandrino, bisneta de Jonas Escorio Alexandrino e meu pai leva o nome de meu bisavô; Jonas Escorcio neto. Moro em Campo Grande MS e tem algum tempo que monto um arquivo sobre minha família. Sempre tive vontade de entrar no Solar, pois alguns anos atrás; no site de Buriti; vi a faixada e com algumas informações que tinha e fotos fiz um mural em homenagem a família que aqui em Mato Grosso do Sul mora. Adoro as histórias e achei linda a casa. Parabéns pela reportagem. Espero em breve conhecer a cidade e o Solar.
Pelo que entendi sou filha do Benedito Carlos Escorcio, que é filho de Sancho Alexandrino Escorcio , que é filho de José Escórcio Alexandrino. Que legal descobrir mais sobre a minha família, quem tiver fotos favor enviar para este e-mail carol.escorcio@hotmail.com
Boa Noite gostaria de mais informações sobre essa família pois gosto de pesquisar sobre minhas raízes e sei que minha bisavó Maria Escorcio de Araújo e ela é dessa região.Muito obrigada fiquei feliz em ler essa história.
Olá!
É com profunda alegria que venho expressar minha gratidão.
A alguns anos venho a procura da linhagem e historia dos Escorcios, sei o quanto é importante saber sobre a origem desse honrroso sobre nome. Apesar de não ter certeza se meu avô faz parte dessa descendencia, mas foi de suma importância conhecer a historia dessa exuberante familia. De qualquer forma, agradeço por esse artigo. Um dia, irei visitar o solar. Obrigada.
Karina Escorcio Silva.
Sou neta de Maria Escórcio, vinda dos arredores de Burití dos Lopes,estou fascinada pela descoberta da minha origen, trabalho feito pela minha sobrinha( Cristiane Amaral) e gostaria de ter mais informações de pesssoas Buritienses que conhece mais da história.Pois quero descobrir quem era meu bisa e tataravô.
Me alegro à proxima informação.
Jacinta de Fátima Souza Mauerhofer
Estava vendo a origens dos alexandrino e gostei de saber que povo ter alguns graus de parentescos pois não exite meu alexandrino no Brasil.
Abraço
Olá, eu não tenho sobrenome Escócio, mas gostaria de ter mais informações sobre o Buriti se tiver alguma ligação.
Obrigado.
Gostaria de saber se tenho algum parentesco, sou do estado de goias go, meu bisa vo de nome Pedro Dias Alexandrino , obrigado por ter informacao , vivo em San Francisco California Usa
Sou filha de Jose Escorcio Dos Santos,neta da Senhora Antonia Maria da conceicao, casada com Macario Escorcio Dos santos. e residiam em magalhaes de Almeida,gostaria de saber se somos da mesma famila
Meu Nome e Sobrenome foi uma homenagem ao meu bisavô, Eduardo Escorcio Alexandrino, que nasceu nessa região de Buriti dos Lopes. Sempre tentei obter informações sobre a origem de minha família mais minha avó não tem muita informação, apenas falou que ela e os irmãos são filhos de um segundo casamento e quase não conheceram os parentes paternos, justo os que obtinham o sobrenome Escórcio. As gerações mais recentes de nossa família obtiveram o gene dominante de minha bisavô (afrodescendente) o gene do meu avô era pele clara e olhos azuis que apenas um tio-avô possuía. Gostaria de obter mais informações sobre a história de nossa família, moro em Campinas- São Paulo e pretendo um dia desvendar essas origens.
Ao longo do tempo venho pesquisando a História da nossa família, conseguir localizar uma prima de Lisboa e a mesma me enviou alguns arquivos sobre esta honrada família.
Que Deus nos abençoe sempre.
Olá amigos e pesquisadores, sou teresinense e ano passado eu tb tive a curiosidade de buscar a origem do meu sobrenome – herdado de meu pai – e cheguei até esse portal com essa providencial matéria sobre o Solar. Em uma viagem ao litoral em 2015, conheci o local encantador e cheio de histórias. Um morador e guia do Solar dos Escórcios me apresentou tudo cuidadosamente, fiz fotos e assinei o livro de registro. Segundo meus achados, acredito que o sobrenome surgiu realmente como um apelido dado aos escoceses do clã Drummond que passaram a viver na Ilha da Madeira. Muitos da familia Drummond/Escorcios [com r ou sem r, afinal existem varias derivacoes] vieram ao Brasil para diferentes lugares, e daí por diante, esse monitoramento passa a ser mais restrito na internet. Por incrivel que pareça, foi mais facil até encontrar um atestado de um membro escoces da familia Drummond onde ele confirma à corte portuguesa sobre a descendência nobre de John Drummond que saiu de seu país e passou a viver na Ilha da Madeira. Segue o link: http://genealogiadasgeraes.blogspot.com.br/2013/11/os-drummonds-da-madeira-e-as.html#refdavid
Continuando…
Essa história me fez total sentido quando encontrei essa matéria sobre a origem do Solar, já que o citado Capitão José Escórcio Alexandrino, veio da Ilha da Madeira.
O tempo passou e aqui estamos nós, os escórcios espalhados pelo país, tentando entender os caminhos dessa origem.
Meu pai recebeu o sobrenome do pai dele, meu avô. Eles dois viveram em Piracuruca e em localidades rurais do município. E por assim, ser tão proximo à Buriti dos Lopes, estou em busca de alguma ligação com os Escórcios de lá. No entanto, alguns parentes muito distantes, dizem que o sobrenome veio do Ceará, e daí por diante não consegui mais avançar em minhas pesquisas. Espero um dia conseguir fazer essas ligações, sobre a curiosa origem do sobrenome que amo tanto. Um grande abraço a todos os escórcios e fiquem com Deus.
Adorei a historia sou tambem escorcio sobrenome do meu pai vindo ds ilha da madeira procuro sempre saber da familia escorcio adorei a historia me chamo Mauro Sergio Ribeiro Escócio
Minha mãe, Helena Escórcio lima, filha de Zilda Escórcio Lima, filha de José Escórcio é dessa família. Minha vó nasceu em Buriti dos Lopes. Minha mãe, hoje com 94 anos, sempre falou do “tio Jonas” e das festas das famílias. Uma vez ouvi dizer que os Escórcio vieram para o Piauí, Santa Catarina e um estado do Norte, mas acho que os que mais se multiplicaram foram os do Piauí. Simplício também me é um nome familiar.
Sinto terem tirado o belíssimo vídeo do Solar dos Escórcio. Tive a oportunidade de ver e mostrar para a minha mãe que muito se emocionou na época. Será que podem dispor novamente o vídeo?
Agradecemos o comentário e pedimos desculpas pela retirada do vídeo, nossa página sofreu algumas alterações e perdemos alguns conteúdos, no entanto, por respeito à todos familiares recolocamos o vídeo solicitado.
Olá a Todos,
Sou filho de José Escorcio de Oliveira nascido em Buriti dos Lopes em 31/12/1928.
Ele saiu de Buriti dos Lopes em 1942 em um “Ita” saído de Tutóia e veio morar no Rio de Janeiro, acolhido pelo primo Coriolano.
Casou no Rio de Janeiro com minha mãe, Christina Marília Kaznowski de Oliveira.
Pelo que sei, membros ou membro da família Escorcio vieram da Ilha da Madeira em meados do século 19 em uma corveta portuguesa que aportou em Fortaleza.
Parece que um membro da família ficou em Fortaleza, mas, a corveta seguiu para a cidade de Santos – SP, e por isso existiram dois ramos da família Escorcio que agora estão espalhados pelo Brasil.
Meu pai e meu falecido tio João Batista de Oliveira, irmão de meu pai, me falavam que tinham um ótimo de nome Arnaldo que estava fazendo o levantamento genealógico da família Escorcio.
Se pesquisarem sobre a ilha da Madeira, conseguirão ver que existem registros sobre John Drummond que migrou para a ilha.
Encontrarão também quando os membros da família Drummond passaram a ser conhecidos por “Escorcio” que é uma corruptela de “escocês” já que John Drummond era escocês e, portanto, era chamado de ” o escocês” , daí o nome ESCORCIO.
Existem arquivos em um igreja da Ilha da Madeira, acessíveis pelo Google que mostram em que ano família Drummond assumiu o sobrenome ESCORCIO.
Meu pai e nezinho peteira escorcio tem 87 anos mora em tutoia entao sou uma descentente dessa familia vendo os comentario fico orgulhosa de dos nossos antepassado
Ola. Meu terceiro vo se chama Jose Romualdo Alexandrino casado com Leopoldina Inacia Roza de Jesus . Ele e filho de Romualdo Francisco Alexandrino casado com Ana Luisa de Jesus.Meus terceiros avos vieram para Santa Catarina. Alguem conhece?
Boa tarde!Me chamo Tereza Cristina escorcio da silva,gostaria de saber se tem alguma coincidência ou algum parentesco com a família escorcio
Ola. Meu terceiro vo se chama Jose Romualdo Alexandrino casado com Leopoldina Inacia Roza de Jesus . Ele e filho de Romualdo Francisco Alexandrino casado com Ana Luisa de Jesus.Meus terceiros avos vieram para Santa Catarina. Alguem conhece?
Olá, Meu terceiro vo se chama Manoel Romualdo Alexandrio casado com custódia Alexandrina de Jesus. Ele também é filho de Romualdo Francisco Alexandrino casado com Ana Luisa de Jesus. Eu sou moradora de santa catarina.
sou filha de josé carlos escórcio neta de sancho alexandrino escórcio e maria carlos escórcio e sobrinha de amélia escórcio,maria do socorro escórcio e lucia…era muita pequena quando meu pai foi embora gostaria de revê-lo se souber porfavor entra em contato no facebook tania escórcio moro icaraí caucaia
Oi! Eu não sei muita coisa da família do meu avô paterno, mas certo dia, quando eu tinha apenas nove anos de idade, perguntei para o meu tio avô, que já é falecido há quase trinta anos, qual era o sobrenome da família dele e ele me respondeu: ESCÓRCIO (eu não sei explicar direito, porque, o sobrenome Escórcio não consta nos documentos dele). Naquela época eu já estudava Inglês e achei o sobrenome parecido com o nome do país Escócia (um dos quatro integrantes do Reino Unido). Eu falei pra ele isso e ele me respondeu que a família tinha origens nesse país e que tinha vivido na ilha da Madeira. Alguém pode me confirmar se o sobrenome ESCÓRCIO é mesmo um sobrenome escocês.
Prezado, Reinaldo Escorcio de Oliveira, provavelmente, sou descedente desse membro da família que ficou em Fortaleza.
Estou profundamente emocionada em ver esse vídeo. A casa da minha bisavó, a “Vovó Nuci”. Ia muito para lá na minha infância e agora pude reviver as lembranças maravilhosas dessa casa, do cheiro, da comida e até do jabuti que também tinha lá…kkkk Parabéns pela filmagem! Estou emocionada.
Olá, Jessevanio! Sim, os Escórcio vêm da Escócia (Reino Unido), são de uma linhagem da nobreza escocesa.
Em realidade, são todos descedentes de John Drummond, que migrou para a Ilha da madeira, em Portugal. Jonh Drummond era conhecio como João Escórcio ou Escócio (Por ser Escocês). Praticamente todos os brasileiros com sobrenome Escócio e Drummond são descendentes deste indivíduo, já que foi o único da família escocêsa e nobre a migrar para a Madeira, e logo após espalhar-se pelo Brasil.
Olá pessoal, nós também somos Escórcio. Minha mãe Helena Escórcio, que fará 98 anos agora dia 22, filha de Zilda Escórcio, de Buriti dos Lopes, é a única das filhas que preservou o sobrenome. Nós, filhos e netos preservamos o Escórcio também. Minha mãe, hoje com alzheimer, nasceu em Parnaíba, sempre falava do “tio Jonas, Símplicio, da Lili, entre outos. A tia Cora era irmã da vó Zilda, essa eu conheci.
Minha mãe falava das festas que havia na casa dos parentes e de como alguns deles tocavam instrumentos.
Moramos em Brasília.
Meu pai é Simplício escorcio alexandrino,vcs moram e Brasília?mnd o @ d vcs ou contato estou em MS…obrgado
Eu so Elbis, Meu pai José Antônio Escorcio,nascido em 1956, filho de José Arnaldo….
Vivo em Brasília mas sempre acompanho as notícias dessa cidade….
Muito bacana, sou neto do Simplicio Escorcio Alexandrino, fico contende de saber a historia do meus antepassados
Fico feliz em saber q eu faço parte dessa família escorcio sou maranhense nome da minha vó q já faleceu era margarida escorcio