O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Buriti dos Lopes completou nesta terça, 05 de junho, um ano de serviços prestados a comunidade buritiense, e ao longo dessa semana estará fazendo uma exposição dos trabalhos artísticos confeccionados com a participação de seus usuários.
O Centro objetiva atender a sociedade oferecendo serviços diários voltados a pessoas com dependência química ou transtornos mentais. A criação desse programa visa estruturar uma rede substitutiva aos hospitais psiquiátricos, os antigos hospícios ou manicômios, a grande vantagem desse serviço é possibilitar ao usuário o convívio familiar, uma vez que, este chega pela manhã e retorna para casa no final do dia, diferentemente do que ocorria no modelo anterior quando na grande maioria das vezes os doentes eram entregue pelos familiares aos hospitais e geralmente lá esquecidos.
O primeiro atendimento no CAPS é feito pela Assistente Social, que nos informou que da muita atenção ao primeiro contato do usuário com aquele espaço, pois é nesse momento que ele precisa se sentir à vontade e bem acolhido para que deseje voltar nos dias seguintes, após uma longa conversa o encaminha para os demais profissionais afim de que se faça um diagnóstico para verificar o tipo de tratamento que será necessário dispensar a ele, nos casos mais graves o usuário ficará em regime intensivo onde passa o dia inteiro sob os cuidados da equipe. Nesse intervalo, além da alimentação e medicamentos necessários, receberá a atenção de Psiquiatra, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Enfermeiro e Técnico de Enfermagem, e ainda, participará de oficinas de artesanato, atividades sócio-educativas e palestras motivacionais.
Atualmente o centro atende 25 usuários em regime intensivo e 50 no semi-intensivo que aquele onde não se necessita ficar ao longo do dia, a estes últimos o tratamento ocorre durante a semana com consultas em horários agendados e atividades realizadas e direcionadas para o grupo ao qual pertence, além do fornecimento da medicação quando necessário. Segundo a Coordenadora do Centro, a Senhora Francisca Costa, a participação da família se faz extremamente necessária, pois o seu apoio será decisivo na continuidade do tratamento daqueles que necessitam, disse ainda que o centro oferece, àqueles com dificuldades de locomoção, o serviço de traslado fazendo a busca e a devolução do usuário em sua casa.
O CAPS de nossa cidade informa às famílias que, em situações onde não exista a possibilidade de levar um determinado usuário com transtorno mental ao centro, que estas famílias mantenham contato para que o serviço seja oferecido em sua própria residência. O desafio da equipe é atender da melhor maneira possível aqueles que venham a necessitar dos cuidados à saúde mental, mesmo que estes estejam impedidos de conviver no dia a dia da instituição. De já parabenizamos a estes dedicados profissionais que se empenham em possibilitar às famílias e principalmente aos doentes a oportunidade de tratamento dentro do próprio município.
Conheça a Equipe do CAPS de Buriti dos Lopes:
Francisca Costa – Coordenadora do Centro;
Ana Teresa – Psicóloga;
Amanda Borges – Terapeuta Ocupacional;
Rita Sales – Assistente Social:
Talício – Enfermeiro;
Celina Diniz – Técnica em Enfermagem;
Servilha Castelo Branco – Artesã;
Odivan Braga – Técnico Administrativo;
Dona Graça – Cozinheira;
Abdias – Serviço Gerais.
2 Replies para “Caps de Buriti dos Lopes Completa Um Ano”
Só quem tem casos na familia de pessoas com transtornos mentais sabe dar o devido valor ao trabalho que é desenvolido pelo CAPS de nossa cidade. Parabéns a todos pela atuação !!
Só quem tem casos na familia de pessoas com transtornos mentais sabe dar o devido valor ao trabalho que é desenvolido pelo CAPS de nossa cidade. Parabéns a todos pela atuação !!
Boa matéria, sabia da existência do CAPS porém não sabia quais serviços eram oferecidos, boa iniciativa !