A Infancia Perdida

Publicado por Gildazio em 29 setembro 2011

11111Antigamente as crianças brincavam de roda, de cantigas, de pular corda, de carrinhos, de casinhas e de bonecas, sendo cada dia mais difícil observar e ver essas brincadeiras tão naturais de uma época, sobreviverem nos tempos atuais. Certo que não podemos generalizar, que em algum lugarzinho remoto de nosso país ou mesmo de nosso município ainda devem existir essas brincadeiras infantis que brincam com o imaginário, com o doce encanto da inocência, com o brilho do olhar da criançada e fazem tão felizes os pequenos, honestos à sua época e jovialidade.

11111Podemos perceber portanto, que o mundo atual nos oferece uma gama de oportunidades, é verdade, mas que também proporciona algo que acelera, que corrompe, que desencadeia em nossas crianças processos mais rápidos de crescimento e amadurecimento. As crianças de hoje nascem e crescem no mundo dos computadores, dos DVDs, dos jogos eletrônicos, tornando-se cada vez mais autônomas, independentes e “donas” de si, às vezes compreendendo e abrangendo mais informações que os próprios pais, que podem ser  pessoas que ainda guardam na memória resquícios de uma vida mais livre, natural, espontânea e inocente, que na sua mocidade se encantavam com tão pouco, se contentavam com o mínimo que a vida poderia lhes oferecer, preocupando-se em viver o presente,  dia após dia, totalmente imersos nas maravilhas do seio infantil.

11111Em nossa cidade, a infância de nossos antepassados era representada por um encontro maior com a natureza, como colher as frutas diretamente das árvores que rodeavam a lagoa grande, mergulhar nas águas cristalinas dos riachos, reunir os coleguinhas e brincar, brincar muito nas ruas, correr, saltar, era pura diversão, movimentava-se o corpo e libertava-se a mente, obtendo uma sensação de leveza e felicidade somente por poder respirar, e sentir como era bom estar vivo, isso era o bastante para uma vida diária mais feliz.

11111Hoje podemos observar que as crianças “divertem-se” mais de forma altamente concentrada, explorando a mente, realizando estratégias nos jogos eletrônicos e assim passam horas a fio em frente de um monitor, sem movimentar-se, sem encher os pulmões de ar puro e respirar profundo, sem suar, sem deixar a brisa leve do vento tocar seus cabelos, sem fazer amizades com os meninos de sua idade, de sua rua, sem conhecer o prazer de somente viver sua infância ,adquirindo preocupações da vida adulta mais cedo e aprisionando-se em algum aparelho eletrônico.

11111Com tudo isso, podemos parar e pensar sobre como era doce a “infância perdida”, como era maravilhoso divertir-se nas brincadeiras infantis, que aos poucos foram desaparecendo do nosso convívio e como pode ser bom resgatar em cada um de nossos pequenos o doce encantamento de uma fase diferente, mais suave e realizadora, não que seja necessário fugir ao tempo deles, mas procurando conciliar a ingenuidade do semblante infantil com as oportunidades e desafios oferecidos atualmente.

11111Que neste mês de outubro, muitas crianças possam simplesmente aproveitar o encantamento, a doçura, a delicadeza, a inocência e a riqueza de amor existente na fase infantil, tão fundamental para todos e tão significante e valorosa para a vida adulta.

7 Replies para “A Infancia Perdida”

  1. Avatar joão lira disse:

    Simplesmente excepcional, a produção da jovem Francisca me encheu de saudosismo, como era bom viver a infância em buriti dos lopes, quantas vezes corri no mato, banhei dos riachos, cantigas de roda, era tudo maravilhoso. Parabéns a autora pela magnifica produção.

    João Lira
    Palmas – TO

  2. Avatar Gracieth disse:

    minha infacia brincando na calsada de minha Vó com minhas amigas foi inesquecivel tenho muita saudade e lendo este texto foi como voltar no tempo!!!!Parabêns.

  3. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Minha colega Francisca, você foi muito feliz na produção deste texto. Me fez relembrar meu tempo de criança que já faz alguns dias, Mas, era maravilhoso. Parabéns

  4. Avatar Cleiton Zacarias disse:

    As verdadeiras brincadeiras de criança, realmente são estas as que você se refere neste texto magnifico. Onde num passado não muito distante a inocência e a simplicidade rimavam com a felicidade. Parabéns cara amiga!

  5. Avatar Feliciana disse:

    Pena! Esta fase passa… e rápido…e … quando nos damos conta…já estamos assim, cheios de ocupações!!!Mas o que podemos fazer se o tempo não volta mais? Que saudades da infancia!!! As brincadeiras ao ar livre nos fortaleceram para darmos conta de nossas responsabilidades hoje.E o que acontecerá aos nossos filhos no futuro? Saberão se estruturar em meio a essa sociedade cada vez mais perversa?
    Seu texto, cara colega, não nos permite lembrar somente o passado,mas nos faz refletir sobre o futuro…Parabéns!!!!

  6. Avatar valdir chaves disse:

    PARABÉNS FRANCISCA PELA MATÉRIA.HOJE EM DIA NÃO SE VE MAIS AS BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE COMO AMARELINHA,CABRA CEGA,PULAR NO POÇO,TRES TRES PASSARÁ ,BANREIRINHA E TANTAS OUTRAS QUE NÃO ESTOU LEMBRANDO.HOJE AS NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO LIMITADAS AOS JOGOS ELETRONICOS,CELULARES,COMPUTADORES E OUTROS OBJETOS QUE ESTÃO TIRANDO O DIREITO DAS CRIANÇAS PENSAREM,RACIOCINAREM,E ISSO ESTÁ A CADA DIA MAIS FAZENDO COM QUE AS CRIANÇAS PERCAM UMA PARTE DA SUA INFANCIA.

  7. Avatar euvencio disse:

    Pois é, são tempos que não voltam mais. Hoje agente percebe a diferença da infancia de nossos tempos em que criança brincava da bandeira, do salva latinha, do pega, do cola ajuda, do esconde, do boca de forno, do trinta e um a leste. hoje as crianças são tão viciadas na TV, no Game que nem tem tempo de brincar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3756
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
210
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos