O Feriado de Finados Saudade Sim Tristeza Nao

Publicado por Elias Filho em 02 novembro 2011


               O Dia de Finados para muitos é apenas mais um feriado, uma chance de fugir da rotina e descansar. Para outros, um dia muito aguardado, principalmente pelos católicos que acreditam e celebram a data com as tradicionais visitas a cemitérios, na intenção de amenizar um pouco a saudade que o ente querido deixou.
               Comemorado há muitos anos, o feriado de Finados movimenta o comércio de ambulantes ao redor de cemitérios todos os anos. Grande parte da população conta com a venda de flores e velas durante o feriado para prestar sua singela homenagem aos falecidos.
               O Dia de Finados é ainda um feriado de comoção entre a maioria das pessoas, católicas ou não. Todo mundo que perdeu um familiar, amigo, irmão, marido, filho, entre outros, sabe a dor da perda, e este dia é, simbolicamente uma data para que aqueles que já se foram possam ser lembrados pelos que ainda vivem.
               A Morte desperta o medo no coração das pessoas. Elas consideram a morte tão incompreensível quanto inevitável. Mal conseguem falar a respeito, perscrutar além da palavra em si e se permitir contemplar suas verdadeiras implicações. Esta é uma reação compreensível, pelo fato de que tantas pessoas pensam sobre a vida como nada mais que um estado no qual o corpo humano está biologicamente ativo. Mas é hora de nos perguntarmos: o que acontece após a morte, se é que acontece? O que a morte realmente significa? Como aqueles que sobrevivem aos entes queridos devem reagir?
               O mistério da morte é parte do enigma da alma e da vida em si: entender a morte significa realmente entender a vida. Durante a vida como a conhecemos, o corpo é vitalizado pela alma; na morte, ocorre uma separação entre o corpo e a alma. Porém a alma continua a viver como sempre fez, agora livre das restrições físicas do corpo. E como o verdadeiro caráter da pessoa – sua bondade, virtude e altruísmo – estão na alma, é lógico presumir que ele ascenderá a um estado mais elevado após cumprir suas responsabilidades na terra.
               Aqui em nossa Cidade, presenciamos um movimento bastante fraco de pessoas que visitam os túmulos dos seus fiéis defuntos, nos dois necrópoles que jazem os corpos dos falecidos, principalmente na parte da manhã, apesar de um dia com clima bastante satisfatório com temperatura de 29 graus, o que nos faz crer que toda movimentação de visitas ficará para a parte da tarde, quando o clima para esta época do ano em nossa região poderá está mais agradável.
               Na Igreja Católica Apostólica Romana – matriz e Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, houve celebração da Santa Missa pelos Fiéis Defuntos às 9 horas, e haverá outra celebração às 19 horas, com a presença do Celebrante PADRE EDIMAR SILVA, que é  filho desta cidade, por nosso Pároco Pe. Marcelino Macedo encontrar-se em Um Retiro de Presbíteros na capital Belo Horizonte (MG), com retorno previsto para o dia 12 deste mês.  





ORAÇÃO DOS FINADOS
Senhor,
Ensine-me que a vida é uma viagem
E a morte é a porta que você abre
Para que eu tenha mais vida.
Senhor,
Que eu não tenha medo de amar as pessoas,
Pensando que a morte romperá
Todos os laços afetivos entre nós.
Senhor,
Me faça compreender que só vivemos plenamente
Quando perdemos o medo de morrer,
Seja qual for sua causa.
Senhor,
Que eu possa crer que os sentimentos
Que me unem às pessoas
Duram além do sepulcro.
Amém!    
    




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3756
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
210
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos