Uma das raras belezas naturais de nosso município encontra-se localizada na região conhecida como Peral, é a quase desconhecida Pedra da Tiúba ou para alguns “Torres Gêmeas”, suas dimensões são de aproximadamente 8 metros de altura por 4,5 de largura. Ela é uma formação rochosa que se ergue do chão rumo ao alto e se dividi na base formando duas torres, sua presença em meio àquela mata fechada torna o lugar cheio de beleza e mistério.
Sua denominação original, Pedra da Tiúba, refere-se ao fato de que em suas encosta era muito comum a presença de abelhas que ali produzem mel de excelente qualidade, talvez isso explique a pouca visitação do local, as primitivas moradoras nem sempre aceitam a aproximação dos curiosos que tentam ali chegar. Os antigos costumavam dizer que ela servia como marco divisório territorial entre as Datas Buriti e Várzea .
Conhecer as Torres Gêmeas é dar um passo importante para entender e valorizar as formações rochosas buritienses, a existência dessas formações foram responsáveis por atrair abrigar e dar guarida aos nossos primeiros habitantes, alie-se a isso a farta flora e fauna da região. Aos aventureiros locais fica a sugestiva indicação de passeio, conheça mais um dos nossos tesouros naturais e atrativo ponto turístico, que se revela num dos mais belos cartões postais de Buriti dos Lopes.
Texto: Professor Gildazio e Poeta Neném Calixto
2 Replies para “Pedra da Tiuba Um Tesouro Natural Desconhecido”
Mais um abeleza natural, antes desconhecida aos nossos olhos, terra de N. S. dos Remédios que tanto nos preenche a alma.
Obrigado por mais esta descoberta meu saudoso Poeta!
Mais um abeleza natural, antes desconhecida aos nossos olhos, terra de N. S. dos Remédios que tanto nos preenche a alma.
Obrigado por mais esta descoberta meu saudoso Poeta!
Fique Feliz com Reportagens como esta que mostra as belezas naturais de nossa terra.
Parabéns senhor Francisco Carvalhos
e PORTAL BURITIENSE.