Logo mais a tarde a população buritiense irá participar de um dos mais importantes eventos religiosos do município, é a procissão de Santa Luzia. Todos os anos ela acontece e atrai um enorme público, mas você como tudo começou?
Vamos relembrar o texto que produzimos no ano passado e que foi resultante de uma pesquisa realizada pelo Poeta buritiense Neném Calixta
A primeira procissão de Buriti dos Lopes à localidade Barra do Longá aconteceu no dia 03 de dezembro de 1976, naquele ano surgiu uma onda de roubos de imagens das igrejas católicas, exemplo disso foi o sumiço da imagem do padroeiro de São Bernardo – MA. Por conta dessa onda de violência contra as imagens, o pároco da época em nossa cidade, Padre Oney Braga de Sousa, resolveu que para proteger, deveria esconder a imagem de Santa Luzia.
Naquele tempo o festejo de Santa Luzia, em Barra do Longá, era um dos mais visitados e prestigiados de toda a região, atraindo uma grande quantidade de romeiros vindos de vários estados, Padre Oney, com receio, viu que toda aquela agitação de devotos poderia atrair a atenção dos ladrões de imagens, e quando lhe perguntavam onde estaria a “santa” ele respondia dizendo que estaria guardada em Buriti dos Lopes, porém, em conversa com os responsáveis da igreja local ficamos sabendo que a imagem nunca teria saído daquela comunidade.
A comunidade sem entender direito o propósito da medida tomada pelo saudoso pároco, começou a cobrar o retorno de Santa Luzia ao seu devido santuário, e diante da cobrança o padre idealizou uma forma de apresentar a imagem a seu povo, organizou uma procissão com toda a população da cidade rumo a Barra do Longá, devolvendo assim a santa a seus fies. E naquele 03 de dezembro, às 07:00 da manhã, começava o mais importante evento religioso de nossa paróquia.
4 Replies para “Procissao de Santa Luzia Voce Como Tudo Comecou”
Este com certeza é um dos melhores eventos da região. Festejo de Santa Luzia
gostaria que voces falassem mas do padre oney
Caro Miguel,
Escreva na caixa de busca da página principal o nome dele e você encontrará uma matéria que fizemos contando seu histórico.
Redação
Êxodo 20:8-11