O Potencial do Buritiense Numa Cidade Com Poucas Oportunidades

Publicado por Gildazio em 07 dezembro 2011


     É incrível como o tempo parece não passar para diversas situações e uma que chama a atenção e nos intriga é a forma como a busca de oportunidades se torna cada dia mais escassa em nossa cidade, como se a informação e o conhecimento de nossos cidadãos não tivessem a importância devida, esvaindo-se sem direção; falo da questão da falta de oportunidades tanto para os que estudam, que buscam crescimento contínuo, como para aqueles que realizam trabalho braçal, que não têm o conhecimento dos livros, mas também a dinamicidade e esperança de adquirir como fruto do trabalho o sustento para sua família.

     Acredito que dificilmente um buritiense no auge de sua juventude, após completar sua maioridade e sentir a necessidade de “caminhar com suas próprias pernas”, o que é natural quando se chega à vida adulta, não tenha feito a si mesmo os seguintes questionamentos: E agora, o que farei? O que será de minha vida daqui pra frente? Será se viajo ou permaneço em minha cidade? E a partir daí vem um dilema que consome e machuca, a viagem faz com que a pessoa passe por grandes transformações, amadurecimento, é verdade, mas por outro lado o abandono do seio familiar fere profundamente a vida daqueles para qual o aconchego do lar é tudo. Mas, se ficar como os objetivos serão realizados? E quanto mais os sonhos?

      Esses questionamentos existem há tempos, não são privilégios de nossa cidade, pois sabemos que existem milhões de pessoas em nosso país que se perguntam diariamente como farão para sobreviver o dia de amanhã; contudo, no ambiente em que vivemos percebemos claramente que a oferta de oportunidades muitas vezes nos é tirada pelos governantes que não oferecem condições dignas de trabalho à população, governantes estes, que não aproveitam o conhecimento que tem em casa, que não valorizam as pessoas que passam vários anos em uma faculdade em busca de um futuro melhor, pois importam mão de obra e desmerecem a inteligência, a capacidade, a competência e o talento que possuem em seu território. É incrível ter que trazer pessoas das cidades vizinhas, enquanto nossos jovens, nossa força são distribuídos para os mais diversos centros urbanos, ajudando a construir sonhos que não são seus. Todos somos conscientes que pessoas são dotadas dos mais variados modelos de inteligência e que pessoas costumam lutar melhor por algo que é seu, que faz tocar seu coração, que faz brilhar o olhar, que faz reviver sua alma. Costuma-se falar que temos que agarrar as oportunidades e não deixá-las passarem a nossa frente, porém existem casos de oportunidades que nos são negadas, ou seja, sequer passam à nossa frente e dessa forma como vamos tocá-las, abraçá-las, agarrá-las com unhas e dentes? Talvez aí esteja um dos grandes problemas de nosso município, claro que existem inúmeros além desse, mas esse por si só já poderia propiciar um levante fantástico de vidas em nosso território, em vez do tão conhecido ditado “santo de casa não faz milagre”.

     Que bom seria se nossos governantes ou demais pessoas que podem ajudar a construir nosso município deixassem seu egoísmo e compartilhassem suas armas para que juntos pudéssemos lutar por um Buriti novo, quem sabe poderíamos realizar maravilhas em nosso seio, poderíamos ter uma cidade mais organizada, mais digna, mais estruturada, mais rica, mais fortalecida, mais gloriosa para os que bebem de sua água, mais divertida para nossas crianças e adolescentes e mais materna para todos que dela se alimentam, servindo de proteção e abrigo para seus filhos.

     Enquanto isso não acontece só nos resta sofrer com a ausência de nossos filhos, primos, amigos e parentes, que não podem aproveitar as belezas naturais que possuímos, as festas que comemoramos como os festejos de Barra do Longá e Nossas senhora dos Remédios, e sim permanecerem longe de casa não só por uma semana, mas por décadas, anos a fio, sem saber se irão retornar um dia para seu ambiente familiar, não por vontade ou interesse, mas por não observar um saída para dias melhores.

     Sabemos que temos o mundo a nossos pés e o lugar que escolhemos para viver depende muito de nós, porém as dificuldades encontradas muitas vezes interferem nos afastando de nosso berço, nosso lar, nosso local preferido, primeiro lugar que ofusca o brilho do nosso olhar, nos aquece e nos embriaga com seu calor, que nos encanta em cada amanhecer, que descobrimos durante a infância ao percorrer suas curvas, amar e, sobretudo primeiro ambiente que nos escolhe. Para os que decidem ficar desejamos força, garra, fé e atitude para agir diferente e fazer com que elas, as oportunidades apareçam e para os que decidem partir, mesmo com a dor da saudade, a torcida é forte para que encontrem seus caminhos, não esqueçam suas raízes e sempre que puderem, retornem para a felicidade dos seus e  sintam novamente o perfume e o aconchego que só existem em nossa querida Buriti dos Lopes.

19 Replies para “O Potencial do Buritiense Numa Cidade Com Poucas Oportunidades”

  1. Vc falou em poucas linhas toda a realidade da sociedade buritiense.parabéns belo texto.

  2. Avatar José Cândido de Carvalho Neto disse:

    Parabenizo minha colega pela sábias palavras acerca das oportunidades em nossa cidade, principalmente pelo descarte por parte dos governantes de nossos talentos e muitas das vezes por questões meramente politiqueiras. Tomamos conhecimento através de fonte da Secretaria Municipal de Saúde da contratação de dois profissionais de Parnaiba, para acertarem as contas da Prefeitura, sendo um com incumbência de resolver os problemas das Secretarias de Saúde e Educação e o outro profissional da Prefeitura. Taí portanto o exemplo de que fala a minha colega.

  3. Avatar Izael disse:

    Texto fantástico!!! Ao mesmo tempo poético e realista!!! profunda as palavras, que sirva de aviso para todos nós!!!

  4. Avatar apolinário verissimo prp disse:

    parabéns pelas palavras essa e uma grande realidade dura e crua de nosso bela cidade

  5. Avatar Fábio Sousa disse:

    “A vida está cheia de desafios que,se aproveitados de forma criativa,transformam-se em oportunidades”.Parabéns,Francisca,pois ,suas palavras só retratam a nossa realidade.

  6. Avatar Everton Azevedo disse:

    Parabens Francisca Santos, você falou tudo que este pequeno grande lugar precisava saber.

  7. Avatar Assis Nunes disse:

    Parabéns pelo excelente texto, de uma profundidade extraordinária, pois toca alma do leitor, princialmente se ele conhece e vivencia a realidade que você descreveu.

  8. Avatar Ismael Cardoso BSB-DF disse:

    Lindo texto e parabéns pelas sabias palavras afinal me senti dentro do texto e me tocou bastante.

  9. Avatar Fran Brito disse:

    Nossa adorei… Tutora Francisca suas palavras foram bastante inspiradoras para mim em relação ao meu pré projeto.

  10. Avatar lucia val disse:

    parabens tudo que vc falou é verdade .pois a minha familia nunca teve a oportunidade na terra natal .enquanto que um forasteiro tem mais oportunidade do que um filho da terra.

  11. Avatar rafael disse:

    PARABENS PELA BELISSIMA REPORTAGEM,EU TENHO NOVE ANOS MAIS EU JA SEI QUAL VAI SER O MEU FUTURO SE EU FICAR AQUI NO BURITI DOS LOPES.SE NÃO MUDAREM ESSA POLITICA IMUNDA DA CIDADE ,SÓ DÃO OPORTUNIDADE PARA AS PESSOAS QUE NÃO SÃO DAQUI.É POR ISSO QUE TODOS OS MEUS PRIMOS FORAM PARA OUTRO PAIS.

  12. Avatar Menezes - Recife disse:

    Parabéns pelo texto. Li em algum lugar e
    agora dou de graça prá vcs. Dizia assim:
    “Escrever difícil é fácil. Agora escrever
    fácil para que todos entendam é que é di-
    fícil”. Texto de leitura prazeirosa.

  13. Avatar Márcio Santos disse:

    Se as palavras tivessem tamanho poder de mudar realidades…e elas tem…+ ficam encaixotadas no tempo, perdessem com ele e as esperanças sempre são as mesmas! Ao menos temos a oportunidade de refletir com elas!
    Francisca, é uma pena que as pessoas que “ñ tem tempo” e ñ dão a mínima para isso, sequer lerão seu belíssimo texto, infelizmente!
    Congratulations!

  14. Avatar Doriana Nunes disse:

    É por isso que não estou na minha terra querida por falta de oportunidade de crescer profionalmente,tenho muitas saudades……..seu texto é belissímo….Parabéns!

  15. Avatar Professor Filho disse:

    Sei que não sofro como tantos, pois posso está em Buriti aos fins de semana, mas você que me conhece sabe, tenho duas licenciaturas Matemática e Pedagogia com Habilitação em Administração e Supervisão Educacional,sou especialista em Docencia do Ensino Superior, tenho 15 anos de experiencia em Educação… e tenho que trabalhar fora, gosto muito do que faço e as cidades onde trabalho são bastante acolhedoras… tenho muito prazer em ajudá-los a construir seus sonhos, e tenho feito; mas sinto uma grande inquietação em saber que posso fazer mais e melhor por minha cidade, só me falta oportunidade… mas sei que posso,sim eu posso e faço o máximo que posso…

  16. Avatar carlos rafael disse:

    que saudades da minha terra querida,um feliz natal a todos

  17. Avatar fernando luiz liberato moraes disse:

    Excelente reflexão sobre a realidade da nossa pequena grande cidade, mas essa falta de oportunidades está presente na maioria dos municípios brasileiros.Carece-mos sim de alternativas do governo na atração de melhores investimentos,frentes de trabalho, cursos profissionalizantes e educação de qualidade.Ao mesmo tempo, algumas iniciativas de empresários e particulares poderiam modificar essa situação.Aos empresários falta investir em produtos e serviços de qualidade, diversificar e inovar,contratar,dar a oportunidade a quem de fato merece.Aos particulares falta espirito empreendedor,estudar,profissionalizar-se,investir na prestação de serviços de qualidade e, não esperar apenas pelos programas saciais e benefícios do governo como os pescadores fantasmas,inclusive estudantes.

  18. Avatar Antonio Carlos disse:

    Assim como outros já senti isso na pele, passei quase 20 anos de minha vida fora de minha terra natal, e só agora pouco tempo pude retornar e mostrar que nós buritienses também somos capacitados e profissionais preparados não precisamos importar mão-de-obra de fora. Mas essa é uma mania antiga já dizia um velho ditado “Santo de casa não faz milagres”.

  19. Avatar Pedro Ivo Neto disse:

    parabens pela materia!!!!!!! Saudades da minha cidade!!!!!! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3756
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
210
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos