OFEREÇA O SEU MELHOR
Faço o melhor dentro da minha capacidade –
o melhor que posso. E pretendo fazê-lo até o fim.
ABRAHAM LINCOLN
QUALQUER PESSOA PODE SER ALGUÉM IMPORTANTE PARA MIM
É mais provável que ofereçamos nosso melhor àqueles que amamos e respeitamos. Voltando à minha época de estudante, lembro- me de adorar alguns professores e ser indiferente a outros. Sei que sempre dei o meu melhor para aqueles de que gostava e, para os outros, fazia apenas o suficiente para garantir a nota. Mais tarde, percebi que isso prejudicava não só meu relacionamento com as outras pessoas, como também meu potencial para o sucesso. Então descobri o antídoto: se considerasse todos importantes – e não só as pessoas de que mais gostava -, sempre ofereceria o meu melhor. Essa mudança de atitude me levou a modificar meus atos.
QUALQUER COISA QUE FAZEMOS P O D E S E TORNAR IMPORTANTE
Quais são as pessoas mais importantes da sua vida? São aquelas que reservam um tempo do dia para você, que nunca parecem estar por perto quando você precisa? É claro que não. Geralmente, são as que estimam você como alguém importante. Naturalmente damos valor àqueles que nos valorizam. Então, se quiser ser importante para as pessoas, é a elas que você deve dar importância. A maneira mais eficiente de fazer isso é oferecendo-lhes o seu melhor.
APROVEITE AO MÁXIMO SUAS DÁDIVAS E OPORTUNIDADES
Há mais de 30 anos, memorizei uma citação que moldou a maneira como vivo: “Meu potencial é a dádiva de Deus para mim. O que faço com meu potencial é minha dádiva para Ele.” Acredito que devo a Deus, ao próximo e a mim mesmo cada dádiva, talento, recurso e oportunidade que tenho na vida. Se der menos do que o meu melhor, estarei fugindo da minha responsabilidade. Creio que era isso que o técnico de basquete da UCLA, John Wooden, queria dizer quando falou: “Faça com que cada dia seja sua obra-prima.” Se oferecermos o melhor o tempo todo, podemos transformar nossas vidas em algo especial. E isso afetará a vida das outras pessoas. Gosto muito de uma história sobre o presidente Dwight Eisenhower.
Uma vez ele disse à Associação Nacional de Imprensa que se arrependia de não ter uma formação política melhor que lhe permitisse ser um grande orador. Disse que essa falta de habilidade o lembrava um episódio da sua infância no Kansas, quando um velho fazendeiro queria vender uma vaca. O comprador perguntou sobre o pedigree do animal, a produção de gordura e a produção mensal de leite. O vendedor disse: “Não sei o que é pedigree, não faço ideia da produção de gordura, mas ela é uma boa vaca e vai lhe dar todo o leite que tem.” Isso é o máximo que todos nós podemos fazer – dar tudo o que temos. E é sempre o suficiente.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Uma enorme quantidade de pesquisas psicológicas recentes tem se concentrado no valor das virtudes. E especialistas estão descobrindo que, quando uma pessoa se empenha em dominar certos traços de personalidade – por exemplo, quando tenta se tornar mais generosa -, ela freqüentemente se beneficia durante o processo de beneficiar o próximo. Isso é conhecido na área como “realizações”. No entanto, não precisamos de pesquisas para saber que, quando oferecemos. o nosso melhor, estamos fadados a nos sentir realizados.
Maxwell, John C —. A arte de influenciar pessoas