É possível viver em paz em meio às dificuldades, do dia mau? Sim! aqueles que experimentam a paz de Deus, que excede lodo o entendimento humano. Essa paz não depende da ausência de guerras e conflitos. Ela é gerada pelo Espírito Santo em nosso espírito (Gálatas 5.22).
Como você reage às adversidades? Fica ansioso e desesperado, ou confia sua preocupação a Deus, certo de que Ele enviará o socorro de que necessita? Se quer aprender a evitar a ansiedade, deve saber que há algumas medidas que não dependem de Deus, mas de nós, tais como detectar o que costuma preocupar-nos, não inverter prioridades, viver de acordo com a nossa capacidade e saber vivenciar cada momento.
Apurando a causa da preocupação
O salmista disse:
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois eu ainda o louvarei. Ele é o meu Deus e a salvação de minha face.
Salmo 42.11
Se você deseja mesmo rejeitar a preocupação e viver em paz, em primeiro lugar deve perguntar a si mesmo por que está tão preocupado e o que está se passando com você. Quando fizer uma análise introspectiva, poderá verificar se o motivo de suas preocupações está ligado a coisas reais ou irreais, de pequeno ou de grande valor.
Conversando com nós mesmos, às vezes descobrimos que muitas coisas com as quais nos preocupamos são devido a medos infundados, possibilidades irreais, que superdimensionamos por causa de nossa insegurança ou ótica distorcida da realidade. Então, precisamos voltar-nos para o Senhor e pedir que Ele corrija nossa visão.
Outras vezes, ficamos ansiosos, gastamos tempo e energia pensando em coisas triviais, como a roupa que vamos vestir, o carro que vamos dirigir, onde vamos morar. Eventualmente, essas preocupações nos sobrevêm. Mas não é normal viver ansioso com isso, preocupar-se mais com os bens materiais do que com a própria vida. Isso é uma inversão de valores. É trocar o essencial pelo secundário, o que vale mais por aquilo que vale menos.
Se Deus tiver a primazia da nossa vida, Ele suprirá as nossas necessidades básicas. Ele proverá um trabalho honesto, para ganharmos o pão de cada dia e assegurarmos uma moradia, roupas etc. Não é necessário perder noites de sono por causa dessas coisas. E necessário crer em Deus e fazer a nossa parte. Acordar cedo, e ir procurar emprego; e quando estiver empregado, chegar ao trabalho no horário, realizar as atividades com responsabilidade e disposição. O resto o Senhor acrescentará. E Ele o que te dá força para adquirires riquezas (Deuteronômio 8.18 ARA)!
Vivendo de acordo com a nossa capacidade
Além de apurar a causa da sua ansiedade, se você quer rejeitar a preocupação e viver em paz, deve aprender a viver de acordo com suas reais possibilidades.
Hoje em dia, há tantas pessoas preocupadas, porque estão insistindo em viver um nível de vida que não corresponde à sua realidade.
Algumas, para ter os bens de consumo que desejam, costumam fazer dívidas com cartão de crédito, pagando taxas de juros altíssimas, que chegam a 14% ao mês. Assim, elas amontoam dívidas e estouram o seu orçamento.
Para evitarmos preocupações e termos paz, devemos viver de acordo com a nossa capacidade, dando um passo de cada vez rumo ao que sonhamos, estruturando-nos primeiro e sujeitando-nos às orientações do Senhor para nós...
É bom saber q o portal tem um autor jovem q se baseia na fé, já q muitos jovens estao por ai perdidos nas drogas. Essa reflexao nos enche do amor de Deus e do Espírito Santo, causa tranquilidade na alma.
Muito bom Cristiano, essa reflexão tem palavras sábias, se muita gente agisse desta forma a vida de cada um seria mais tranquila, faço minhas, as suas orientações, pois já comungo desse ideal na minha vida.
É bom saber q o portal tem um autor jovem q se baseia na fé, já q muitos jovens estao por ai perdidos nas drogas. Essa reflexao nos enche do amor de Deus e do Espírito Santo, causa tranquilidade na alma.
HOJE EM DIA AS PESSOAS SÓ OLHAM PARA O PRÓPRIO UMBIGO,ESQUECENDO DO PRÓXIMO QUE AS VEZES PRECISA TANTO DE UMA PALAVRA AMIGA.
sabias palavras, amigo Cristiano!
Muito bom Cristiano, essa reflexão tem palavras sábias, se muita gente agisse desta forma a vida de cada um seria mais tranquila, faço minhas, as suas orientações, pois já comungo desse ideal na minha vida.