Na manhã deste domingo uma fumaça densa e negra na saída de Buriti para Teresina assustou as pessoas que a avistavam ao longe e colocavam a imaginação para tentar desvendar o que seria. Devido aos últimos acontecimentos e ao grande fluxo de veículos acreditou-se que seria um carro, que num acidente teria incendiado.
A fumaça era densa, negra e atingia altitudes que indicavam ser de algo feito por borracha e grande. Procurando esclarecer o que acontecia dirigindo-se até o local constatou-se que era apenas lixo, formado por restos de eletrodomésticos, pneus e outros objetos. Devido ao teor do lixo, e ao combustível usado para o fogo, a fumaça adquiriu fatores que impressionaram.
O fato em si parece ser irrisório, mas a proximidade com a BR, que neste momento, possui um fluxo alto de veículos, tornou perigosa a viagem de quem passava pelo local, além disso, a fumaça é tóxica podendo prejudicar a respiração daqueles que possuam alguma deficiência respiratória, como asma ou alergia, além das aves e animais. É comum este tipo de ação em nossa cidade, um desrespeito aos que nela vivem e ao meio ambiente.
E as perguntas sem resposta são as mesmas: qual o melhor destino para o lixo numa cidade que não dispõe de uma coleta com destino adequado para o ele? Quem é o responsável pelas queimadas em Buriti? O que é feito para que as pessoas não coloquem fogo no momento e aonde quiserem?