Vegetação de Cara nova!

Publicado por Gildazio em 23 julho 2012

A problemática ambiental tem despertado nos últimos anos grande interesse no Brasil, as leis de controle ambiental tornaram-se mais severas, porém, as fiscalizações não são tão eficientes. Em Buriti dos Lopes essa problemática não é diferente.

Em visita recente ao local conhecido como Bairro Camundá que antes era um majestoso riacho onde muitos banharam, mas que agora de riacho só tem mesmo o nome. Estas visitas ao Camundá são marcantes, pois é possível fazer uma viagem no tempo do passado ao presente e observar como a ação antrópica (do homem) modificou este nosso pedaço de terra. Indo um pouco mais adiante passando pelo antigo Campo da Mutuca, existem ali áreas delimitadas por cercas, a vegetação antes vasta e densa não existe mais, há hoje, estradas, grandes áreas devastadas pela retirada de piçarra, e sem exagero algum, devastada até por demais.

Continuando o desbravamento pela área sem vegetação, deparo-me com uma realidade muito maior, uma região antes usada para retirada de piçarra, agora pela extração de rochas (pedras), crateras com mais de 2 metros de profundidade, definitivamente, um show de agressão contra o Meio Ambiente.

É o extrativismo ambiental feito através do desmatamento, da extração de pedra e piçarra, o uso inadequado dos recursos naturais, a fiscalização ineficiente, a falta de mobilização da população e o desestimulo em relação ao cuidado com o Meio Ambiente. Com vistas a esta questão, o intuito da reportagem não é atingir fulano nem sicrano, longe disso, a ideia principal é alertar a população e tentar entender por que tantas vezes vira-se as costas para as questões ambientais. Se os políticos que respondem por nosso município não estão nem ai, deixemos de politicagem e façamos nossa parte.

As áreas verdes contribuem para o bem estar da população, quanto menos vegetação nativa, mais quente o ambiente, e isso já é perceptível, pois já sentimos na pele, literalmente. O IBAMA é o principal órgão do Governo Federal para fiscalização e controle ambiental, denuncias sobre agressões ao ambiente podem ser feitas pela Linha Verde (0800 – 618080).

A agressão ambiental é crime, não fique de braços cruzados, ajude a NATUREZA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3756
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
210
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos