No de mês agosto nosso município completará 122 anos de história. A Resolução estadual n° 15, de 02 de agosto de 1890, do então Governador da província, Dr. Joaquim Nogueira Paranaguá, vai dar a Buriti dos Lopes a condição de município e consequentemente autonomia político administrativa, isso reforça nosso desejo de passarmos a valorizar e comemorar essa data histórica, se assim o fizermos enalteceremos 122 anos de história desse município e não somente 79.
Vamos aqui tentar explicar para que entendamos o que ocorreu. Pelo decreto estadual nº 1279, de 26 de junho de 1931, do Interventor Federal capitão Landri Sales Gonçalves, vários municípios piauienses perderam a autonomia administrativa, o decreto determinava uma nova organização dos municipios logo após o movimento revolucionário de 1930 (Golpe de Estado de Getúlio Vargas) essa medida do interventor foi tomada pois considerava que a divisão administrativa do território do Piauí não correspondia às necessidades públicas da administração, com isso esses municípios (Buriti dos Lopes, Gilbués, Batalha, Amarração, Beneditinos, Pio IX, Paulistana, etc…) deixaram de ter provisoriamente sua independência administrativa, através do decreto nº 1478 de 04 de setembro de 1933, todos eles tiveram restaurada essa autonomia e mesmo assim quase todos mantiveram suas datas de aniversário levando em consideração a sua história, o que até o momento nós não fizemos. Vale lembrar que só começamos a comemorar nosso aniversário em 1972, ou seja, 39 anos após o decreto de 04 de setembro de 1933.
Portanto, hoje dia 02 de agosto de 2012, parabenizamos nossa querida Buriti dos Lopes por seus 122 anos de existência na condição de município, que nossos parlamentares e governantes busquem meios para corrigir esse lapso em nossa história.
PARABÉNS BURITI !!!
Lista de municípios do Piauí por ano de criação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Relacionamos a seguir os municípios do estado do Piauí segundo a data de sua criação.[1] Ressalte-se que a partir da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889, o Piauí passou de província a estado, o que alterou a denominação do tipo de lei usada na criação de seus municípios.
Foram criados vinte e seis municípios que, somados aos já existentes, elevaram o número final para trinta e três.
Texto: Professor Gildazio e Poeta Neném Calixto
Muito boa a matéria,é uma verdade que todos precisam saber e compreender e acima de tudo aceitar. Eu concordo com a mudança.
Este é um tema que eu particularmente já batalhava há muito tempo. Os pesquisadores do Portal reforçam o meu ponto de vista, que restauração administrativa, não é a mesma coisa que emancipação política. Parabéns Buriti dos Lopes, pelos seus 122 anos de história. Sou a favor da mudança.
OBA, Sendo assim, hoje é feriado!!! (risos) Brincadeiras a parte, sou a favor desta correção, pois este trabalho que o professor Gildázio juntamente com o Poeta Nenem Calixto é de um valor cultural incalculável para nossa cidade, para nossa história,para nós buritienses que graças ao trabalho árduo deste dois aos poucos e cada dia que passa é que vamos conhecendo realmente nossa história.
Parabens Buriti dos Lopes pelos seus 122 Anos!
Vamos incluir essa data histórica na nossa hitória!E defender os balaios.
parabéns ao portal buritiense por mais uma reportagem sobre nossa historia agora vamos lutar por essa data!!!!
parabéens pela materia eu jámais tinha ouvido fala algo assim
A história de nossa cidade está sendo desvendada aos poucos, graças ao trabalho incançavel de pessoas que se importam com Buriti dos Lopes. Parabéns meu Buriti!
ótima materia,eu vivo em brasilia e acompanho tudo sobre minha querida cidade através de voçês. bjsssss a todos ai.
Boa minha cidade natal. Sempre volto.