A Maior Corrida de Rua da História de Buriti dos Lopes
Melhores momentos do levante do mastro 2022
Primeira noite dos Festejos de Nossa Senhora dos Remédios 2022
Inauguração Câmara Municipal
Projeto Sonho de Menina PMBL
Assinatura de projeto do Complexo Esportivo e Cultural
Infelizmente, em nossa cidade, as cinzas chegaram antes do carnaval.
isto demostra o grau de capacidade e de compromitimento dos gestores do municpio com a preservacao de um patrimonio deste de valor incalculavel.o que eu observo e que a simples compra de dois veiculos.fazem uma midia grandiosa.isto que aconteceu e so um aviso da MAE NATUREZA.em vez da gestao atual se preocupar com midia deveria era preservar o seu eco sistema enquanto ha tempo
É amigos diferentemente da fênix mitológica, o nosso brejo do jeito que está não renascerá das próprias cinzas.Desaparecerá e a nossa cidade que quase extinguiu o nome Lopes, tende a extinguir os buritizais. Nossos filhos e netos perguntarão por que ‘Buriti’ e por que ‘dos Lopes’. Não seria mais oportuno dizer ‘Cidade Sem’
Felizmente esse incêndio monstruoso do final de ano não foi na área “Gleba Brejo” de minha propriedade, contudo no início de dezembro de 2013 aconteceu um incêndio similar na minha área, sendo debelado, com muito trabalho e esforço, pelo morador.
Acontece que essas áreas são constantemente invadidas por pessoas a procura de frutos: manga, caju, murici, goiaba, araçá, bacuri, coquinho, pitomba, cajá, siriguela, guajirú , puçá e principalmente de juçara e buriti.
Retiram também mudas de palmeira juçara, talos e folhas dos ‘buritis’. Cortam os caules das juçareiras somente para tirar um cacho de juçara. Pura ignorância e maldade.
Outro fato deprimente é a invasão do brejo por usuários de drogas ilícitas, onde encontram refúgio para pratica do vício, esses usuários fazem fogueiras que se transformam em queimadas.
Porém a pior prática é o esbulho das terras por pessoas inescrupulosas que a todo custo querem se fincar onde não lhes pertencem e ainda vendem terras sem documentação legal. Para coibir tal prática encontra-se ajuizada na Comarca de Buriti dos Lopes uma ação demarcatória na área litigiosa.
O que mais me chama a atenção nessa questão é a falta de comprometimento das pessoas que deveriam tomar uma atitude e simplesmente nada fazem, morando distante já ha alguns anos, sinto uma saudade imensa de minha terra e fico triste quando veja essas matérias, será que Buriti não merece ter uma Secretaria de Meio Ambiente para cuidar do Brejo? Pq não criam essa secretaria, acredito que não iria onerar tanto o município.