A Morte de Uma Árvore Centenária – A Mangueira do Coronel Tomaz não Vive Mais –

Publicado por Gildazio em 19 fevereiro 2014

          Dentre os inúmeros cidadãos de destaque de Buriti dos Lopes podemos lembrar do saudoso Coronel Tomaz Romão de Sousa, Coronel Tomaz como assim era conhecido, era homem de muitas amizades,  dentre estas destacava-se Dona Cassiana Pires de Sampaio, outra ilustre figura da nossa terra, de quem ganhou uma deliciosa manga que havia trazido da cidade de Fortaleza – Ce, depois de ter comido a saborosa fruta plantou o caroço em frente a sua residência e deste nasceu um primoroso pé de manga que logo se transformou de estimação.

         Todos os anos em seu aniversário, dia 29 de dezembro, Coronel Tomaz costumava chamar a banda de música para tocar e fazer grande festa em seu casarão, os músicos se reunião e começavam a animação debaixo da sombra de tão estimada mangueira. Infelizmente, após mais de cem anos o estimado pé de manga que até o ano passado ainda dava frutos e lutava para se manter erguido, teve a vida ceifada.

        Como alguém não usando a boa fé, falta de estima e amor autorizou usarem o devorador motor serra para degolar a mangueira de estimação do Coronel Tomaz Romão?

         Aqui vem a pergunta, cadê o respeito ao nosso inesquecível Coronel? Ele foi o primeiro Presidente da Colônia Z4, foi Tabelião Público, Prefeito por diversos mandatos, zeloso pela nossa cidade, respeitador dos simples ao mais nobre cidadão. Seu respeitado genro, o Magistrado Bernardo Lucas Mateus, fez o possível para que não tocassem naquela árvore histórica, apelou para que não cortassem, mas os autores não lhe deram ouvidos, deste modo cometeram outro crime, o desrespeito contra um nobre cidadão, sendo este um dos mais conceituados de nossa cidade.

          Por que teriam olhado com tanto desagrado para aquela árvore?  Não deveriam ao invés de degolar a mangueira, em seu tronco colocar um pilar de proteção com inscrição fazendo referência ao dono? Mas por que mesmo cortaram? Será que foi porque começaram a negociar debaixo da exuberante sombra? Por que os cortadores de árvores ainda não cortaram um pé de acácia que se encontro morto há anos defronte o cemitério? E a mangueira, de quem partiu tão brutal ideia? Quem consentiu? Quem concordou?

          É triste e vergonhoso, árvores não costumam matam ninguém, cortar árvore antiga na porta de um cidadão, mesmo ele já sendo falecido, é falta de respeito e consideração. O dia 16 de fevereiro de 2014 entra pra história da cidade como dia em a mangueira do Coronel Tomaz foi devorada pelo feroz motor-serra.

          Melhor seria não mais repetíssemos uma dessa!

Fotos: Miguel

25 Replies para “A Morte de Uma Árvore Centenária – A Mangueira do Coronel Tomaz não Vive Mais –”

  1. Avatar ha ha disse:

    Além de atrapalhar a mobilidade , a muito tempo apresentava perigo … ( se ela caísse em cima de uma pessoa?) … oque vocês irão dizer ?

  2. Avatar Márcio Santos disse:

    Deprimente, que o autor que emitira autorização para essa atrocidade conceda no minimo explicações para tentar justificar os fatos! Que ele seja responsável pelo crime cometido, pois é assim que devemos chamar, “crime ambiental”

  3. Avatar RIBA CARDOSO disse:

    Nada contra ninguém,ou seja, uso o respeito a todos, mas se essa árvore tivesse caído em cima de um patrimônio de alguém ou em uma pessoa, quem seria o responsável? se cometerem esse desrespeito como diz a matéria alguém analisou a referida árvore.
    Bom Dia!

  4. Avatar Francisco Nascimento disse:

    è tem tantas outras coisas para se preocuparem, como: coletar o lixo que fica nas margens da lagoa do Carcará em Barra do Longá, que muito nos envergonha. E é porque em Dezembro limparam algumas ruas daquela localidade, foi feito a maior propaganda política em torno disso, como se estivessem fazendo favor,o festejo acabou e o povo continua morando lá e aí, temos que esperar mais um final de ano novamente? Vejo que as práticas políticas são as mesmas, só mudam os personagens.
    Deveriam se preocupar também em dar uma educação de qualidade, preparando melhor os professores, principalmente os que trabalham em creche, que não deixem que as crianças durmam no chão como se fossem bichos brutos, ao invéz de mandar chamar os pais para pega a criança, deveriam ter mais respeito, com o ser humano ainda mais quando é uma criança indefesa que não sabe de nada.

  5. Avatar Rômulo Fontineles disse:

    Quando vir o titulo da noticia e a foto inicial fiquei com o coração apertado e indignado com uma ação tão irresponsável como esta. Depois que li a historia da mangueira do Coronel Tomaz fiquei a ainda estou sem ação. Em uma cidade existem muitas coisas importantes, mais entre todas elas acredito que sua historia tem um valor inestimado, o que foi feito não foi apenas cortar uma arvorezinha, e sim em atentado diretamente a historia de nossa cidade, diretamente a memoria do Coronel Tomaz e sua família, e a todos os buritienses que amam esta cidade, se falar que cada dia o numero de arvores nas vias publicas diminuem.

    Será triste passar por ali, e não passar em baixo de sua sombra. E mais lembrar que em algum minutos foi cortado e derrubado uma arvore centenária que fez parte da vida de todos nós.

  6. Avatar Laura Alves disse:

    Isso é um absurdo!!!

  7. Avatar The best disse:

    Lamentável essa ação do Sr. Prefeito e de sua administração. Isso foi feito sem o consentimento da família, e agora!? Vão colocar culpa em quem?

  8. Avatar jose antonio disse:

    Hoje passei pra ver a famosa mangueira e sinceramente, ja tava mas que na hora de corta-la, pois estava toda ocada. Pior foi as margens do brejo que lotearam e depois venderam como se fossem os donos. Francisco Nascimento se a população nao se conscientizar de que tambem tem que fazer sua parte, pode é limpar. Não adianta esperar só pelo poder público.

  9. Avatar Edicleuma R. Lopes disse:

    Não vejo problema em ter tirado a mangueira se ela já estava doente e no mais a cidade cresceu e ela ficou por muito tempo praticamente no meio de uma rua
    é aceitar.

  10. Avatar francisco jose disse:

    Engraçado no ano passado um empresario acabou com um brejo nas proximidades da AGESPISA na BR 343 e mem um Poeta e blog postaram nada porque será?

  11. Avatar The best disse:

    É só verem as fotos que a mangueira estava apenas com uma pequena parte ocada coisa que qualquer um perito na área não resolvesse (aplicando algum tipo de produto para os cupins) esses que estão aí defendendo é porque estão politicamente falando, e não conscientemente falando ok!?

  12. Avatar Jose Antonio disse:

    The best a pessoa que se esconde atras de pseudos não merece confiança. Tu é cego ou é besta, ou então tu olhou outra mangueira, pois a que eu vi la em frente a casa do coronel tava mas da metade ocada. Tu sim, é que ta levando pro lado político.

  13. Avatar Francivan disse:

    se fosse um “pe de pau” de um pobre lascado ninguém ia falar nada, eu acho que o poeta buritiense Francisco Carvalho Nunes tem que entender que a árvore centenária poderia causar riscos gravíssimos se continuassem ainda naquele local.

  14. uma árvore para ser derrubada tem que ter a autorização da prefeitura , se foi comunicado a mesma , e a árvore apresentar risco de cair tinha que ser derrubada sim . pois o risco de cair sobre algum patrimônio ou até mesmo sobre alguém era muito grande. agora quem achou que foi errado o que fizeram faça o seguinte , plante outra no lugar que vai crescer do mesmo jeito , só acho….

  15. Avatar N-von disse:

    estão levando tudo p/o lado plotico,quem tá no poder defende.os da oposição critica.mais na minha opinião sei q tudo que coloca vidas em risco tem q ser destruidos.não faço parte de nem um lado nem penso,tem a torre do morro do marcelino enferrujada sem manutenção a muitos anos,uma ameaça p/ quem mora a o lado.

  16. Avatar Laura Alves disse:

    Não vejo pelo lado histórico, não que não tenha importância e muito menos pelo lado político, mas todos nós sabemos que a função de uma árvore não é ficar preza a um substrato ocupando um espaço ou somente para dá frutos, ela é fundamental para o planeta,sabemos que em uma cidade arborizada o clima é totalmente diferente, enfim, na minha opinião deveria ter sido realizado um “estudo” da qualidade de vida e perigo que a mesma estava a oferecer as pessoas ou a algum patrimônio, pois já que se tratava de uma árvore tão antiga e importante historicamente, todos sabiam deste valor e com certeza alguém iria manifestar-se contra e assim evitaria determinados questionamentos tão “bobos” e palavras desnecessárias em alguns comentários anteriores.

  17. Avatar Francisco Nascimento disse:

    Caro Jose Antonio, eu acho sim que a população tem sua parcela de culpa e tem que se concientisar. Mas deixo uma pergunta onde iremos colocar o lixo que produzimos durante o dia todos os dias da semana? Na conciência é que não é, todos temos que fazer a nossa parte, inclusive o poder público, fasendo coleta de lixo regular, ou nós não merecemos? Será que só temos o direito de votar nesses políticos, e não temos direito a uma vida dígna.
    É muito fácil jogar a culpa só no povo e passa anos e anos e nada ou quase nada é feito por nós, se nós não temos onde botar o lixo vamos fazer o quê? desse jeito não há buracos dentro de quintal que chegue e muito menos conciência.

  18. Avatar FERNANDO LUIZ LIBERATO MORAES disse:

    concordo com você Laura Alves,deveriam ter feito um estudo mais aprofundado, para evitar assim comentários maldosos contra qualquer leitor.Dificilmente tal árvore cairia sobre a cabeça de alguém,acredito que se não fosse do coronel, seria de outro e ela estaria lá do mesmo jeito como tem outras árvores na Avenida Lívio de Carvalho, que já também são históricas como a mangueira do citada. De qualquer forma, estamos perdendo uma parte da nossa história!!!

  19. Avatar The best disse:

    Jose Antonio cego, besta e hipócrita é vc, acredito que tu não saiba é de nada e ta falando isso acompanhando os outros, acho que vc não tem a mínima opinião formada!!!

  20. Avatar Ana Sousa disse:

    Algumas pessoas, dizem “nada contra ninguém”, porém, essas pessoas que hoje “defendem” o patrimonio dos outros se preocupam se a arvore caisse na cabeça de alguém, muita justa a preocupação destas pessoas com o semelhante. Só que estas mesma pessoas “defensoras” dos semelhantes não se manifestaram, a pouco tempo, quando aumentaram a taxa de iluminação pública, quando tiraram vantagem dos professores, ainda hoje não atualizaram o piso dos professores, não de manifestaram, quando o carro pipa encheu a piscina do ioio, para comemorarem o casamento da irmão do vice prefeito, e quando a retroescavadeira do PAC, trabalhou em terreno particular. Não existe justiça pela metade, ou você é justo ou não é, não existe coerência pela metade, ou voce é coerente ou não é.

  21. Avatar Caubi Castelo Branco disse:

    Tudo pode ser resumido da seguinte forma: mataram o Cel. Romão duas vezes!
    Um povo sem educação e cultura resume-se nisto!
    Independentemente da ideologia política de cada um, Buriti dos Lopes perdeu uma parte de sua história, infelizmente, com o patrocínio do Poder Público, que é instituído justamente para, no mínimo, preservar a memória de seu município. Como dizia minha saudosa vó (que provavelmente viu a mangueira crescer desde o broto inicial), “é pra frente que as malas batem”.
    Resta-nos o consolo do porvir…

  22. Avatar Mario Sergio disse:

    Em por volta dos ano de 1994, quando residia na cidade satélite de Ceilândia no DF, em meu caminho de volta pra casa sempre me deparava com uma uma placa com a seguinte mensagem “QUANDO TOMBAR A ULTIMA ARVORE, TAMBÉM TOMBARA O ULTIMO HOMEM, questiona agora, será que isso não está próximo de acontecer? indago ainda, que mal a pobre arvore estaria provocando para ter esse final triste? onde estaria os órgãos responsáveis pela preservação?

  23. Avatar Laura Alves disse:

    Obrigada pelo apoio, meu amigo Fernando Luiz!

  24. Avatar antonio disse:

    e gente que nao tem leitura conhecimentos

  25. Avatar ANTONIO disse:

    sera que essa secretaria tinha consultado iIBAMA INSTITUTO CHICO MENDES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3756
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
210
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos