Itinerário da viagem
Nos dias 10 e 11 deste mês, o curso de Ciências Biológicas do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) realizou uma aula de campo da disciplina Paleontologia, organizada pelo Prof. Eliesé Idalino Rodrigues e pelo tutor especial André dos Santos Gonçalves. A aula campo aconteceu na região do Cariri, estado do Ceará. O público-alvo foram os alunos da UAB-2 dos polos de Buriti dos Lopes e Canto do Buriti.
O evento itinerante contou com a participação de 32 alunos, quatro tutores e do professor coordenador da disciplina. Para sua realização, foi essencial a parceria entre a Coordenação do Curso e o CEAD, para a liberação de quatro vans necessárias para comportar alunos oriundos dos polos de Buriti dos Lopes e Canto do Buriti (um do norte e o outro do sul do estado).
Professores, tutores e alunos do curso de Ciências Biológicas em visita ao Geossítio Pedra Cariri (Nova Olinda – CE)
Em todos os locais visitados, os alunos tiveram várias explicações acerca da região e sua importância. É uma região com registros de mais de 100 milhões de anos, e que possui uma relevância internacional.
No dia 10, os trabalhos tiveram início com a visita ao Geossítio Pedra Cariri (Nova Olinda – CE), onde foi realizada uma aula sobre a Paleontologia e seus conceitos principais.
Alunos em visita ao Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA)
Após a procura dos fósseis, os alunos visitaram o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA), localizado na cidade de Santana do Cariri, que apresenta um rico acervo do material paleontológico encontrado na região. Antes de entrar no museu, todos seguiram para um auditório, onde assistiram a uma apresentação na forma de vídeo do Discovery Channel sobre a importância da região.
Alunos e professores procuram fósseis no material escavado na mina. Alguns dos fósseis encontrados pelos alunos foram destacados das rochas pelos mineradores para serem levados aos polos de origem dos alunos e integrarem uma coleção didática
No dia seguinte, foram visitados os icnofósseis do geossítio da Cachoeira de Missão Velha, no município de mesmo nome. Por fim, o grupo seguiu para o Horto do Padre Cícero (na cidade de Juazeiro do Norte), um local turístico da região, onde se encontra a estátua do Padre Cícero. Mas o foco do grupo eram as informações científicas obtidas pela geologia do Horto.
Para o coordenador da disciplina de Paleontologia, Prof. Eliesé Idalino, a aula de campo representou uma oportunidade ímpar. “Poucos estudantes de Biologia de nosso país tiveram a oportunidade de realizar uma aula de campo nesse nível, e os nossos tiveram. Estou muito empolgado com os resultados obtidos e com os elogios que todos nós recebemos dos alunos”, ressalta o professor.
“O encontro foi um espaço aberto para os debates que tratam da importância da Paleontologia para a Biologia. Uma oportunidade de construir novos conhecimentos a partir da pesquisa e dos saberes coletivos”, acrescentou a Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Prof.ª Conceição Prado.
O aluno do polo de Buriti dos Lopes, Valdir Cunha afirmou que além de teoria, muitas práticas foram executadas durante todas as visitas feitas aos geossítio. “Quero parabenizar os tutores presenciais e a distância e o coordenador do curso pela belíssima iniciativa e compromisso de proporcionar aos alunos conhecimento paleontológico vivenciado na pratica”, ressaltou.
Um dos fósseis encontrados durante a aula de campo
O Museu de Arqueologia da Fundação Casa Grande, na cidade de Nova Olinda (CE), também foi visitado pelo grupo
Ponte de Pedra, na cidade de Nova Olinda, construída pelo processo geológico de percolação da água na rocha
O grupo visitou a trilha do Belmonte, na FLONA (Floresta Nacional) do Araripe, município de Crato, onde puderam ter uma melhor noção da mistura de biomas que compõem a região do Araripe.
Icnofósseis do geossítio da Cachoeira de Missão Velha
Fonte: CEAD/UFPI
Uma aula maravilhosa, onde foi proporcionado aos alunos a grande oportunidade de unir teoria a prática no que se refere a paleontologia. Assim como conhecer uma rica região existente tão próxima de nosso estado, mas desconhecida por nós.Só temos mesmo a agradecer a todos que nos proporcionaram tão grandiosa aula.