Desbravadores unem forças à prefeitura e secretarias contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado por Gildazio em 19 maio 2014

     Na manhã de hoje, 19 de maio, os Desbravadores de Buriti dos Lopes deram sua contribuição à Campanha Municipal de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, junto às escolas estaduais e municipais, as secretarias e a comunidade. Os Desbravadores levarem uma mensagem de alerta contra o Turismo Sexual, tema 2014 do Projeto Social Quebrando o silêncio. “A exploração de crianças e adolescentes é o terceiro negócio ilícito mais rentável do planeta. Só perde para o tráfico de drogas e de armas. Segundo a ONU, toda essa máfia macula anualmente a infância de 2,5 milhões de menores latino-americanos. No Brasil, cerca de 120 mil crianças são aliciadas para esse submundo. Na reportagem investigativa veiculada no programa Conexão Reporte do dia 7 de junho de 2010. Depois de quatro meses de investigação levantaram imagens chocantes de meninas de dez anos que fazem sexo em troca de vísceras de boi.” Revista Quebrando o Silêncio.

     “A Declaração Universal dos Direitos da Criança afirma em seu princípio IX: ‘A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono, crueldade e exploração. Não será objeto de nenhum tipo de tráfico. Não se deverá permitir que criança trabalhe antes de uma idade mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança se dedique, ou a ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa prejudicar sua saúde ou sua educação, ou impedir, seu desenvolvimento físico, mental ou moral.’”. Pobreza, famílias desestruturadas, baixa escolaridade, convivência de vítimas e agressores – tudo isso facilita o aumento da violência e da exploração, o qual deve ser reduzido ou anulado por meio de políticas de fortalecimento da educação e do combate à miséria.” Wiliane Steiner Diretora da campanha Quebrando o Silêncio na América do Sul.

     “A exploração sexual de crianças e adolescentes é considerada um crime contra a vida. Ainda, que haja consentimento da vítima, o contato sexual é entendido como uma violação passível de dez anos de prisão. Comete o crime quem paga serviço e quem intermedia ou facilita o encontro. Ter a infância ou a adolescência violada – períodos de formação dos valores e da identidade – certamente traz consequências para toda a vida. Conheça algumas: reduz a vítima a objeto sexual; destrói a infância; inverte os valores de família; inibe o desenvolvimento físico e mental; impede o acompanhamento escolar e a profissionalização; desforma o caráter; rebaixa a autoestima e a dignidade”. Polícia Federal.

     Desde 2002, o papel da revista Quebrando o Silêncio e de todas as iniciativas ligadas à campanha promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia é atuar na prevenção como forma primaria de combate a todo tipo de violência (www.quebrandoosilencio.org).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3756
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
210
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos