Secretaria Municipal de Cultura participa de oficina sobre Sistema Nacional de Cultura em Teresina.
Publicado por Gildazio em 19 maio 2014
O Ministério da Cultura e Fundação Cultural do Piauí (Fundac) realizaram, nesta sexta-feira (16), no auditório do Sebrae-PI, a oficina de plano de trabalho do Sistema Nacional de Cultura (SNC) na plataforma de integração e monitoramento. O intuito do evento é capacitar os gestores de cultura municipais para a elaboração do plano de trabalho municipal, bem como esclarecer os benefícios e atribuições do SNC.
A Secretária Municipal de Cultura Professora Mazé e Conselheiros Municipais participaram da oficina, para ela: estas oficinas são de suma importância para a formação da equipe das Secretarias Municipais. A oficina contou com a participação de 68 municípios piauienses.Na oficina foram apresentados a plataforma de integração e monitoramento do SNC, além da orientação dos participantes sobre a estrutura adequada do plano de trabalho e o uso da plataforma de integração e monitoramento. As orientações sobre o sistema são fundamentais para a adesão e esclarecimentos sobre as políticas de cultura. “Através da oficina os gestores, puderam tirar as dúvidas sobre como fazer a integração do município ao Sistema Nacional para melhor receber os recursos, pois com o SNC será criado os conselhos municipais de cultura e o fundo municipal de cultura”, comenta Francisco Pelé, assessor técnico da Fundac. Um dos grandes benefícios do SNC é proporcionar a autonomia financeira para a política de cultura.Para Francivone, conselheiro de Cultura de Buriti dos Lopes, o evento é muito importante para prestar esclarecimentos. “A oficina é muito importante, pois, além de apresentar, tira dúvidas sobre a nova plataforma online do sistema”.
O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão que visa ao fortalecimento institucional das políticas culturais no Brasil.
À semelhança de outros sistemas de políticas públicas (como o SUS e o SUAS) o SNC é uma articulação entre o Estado (representado pela União, Estados, Municípios e Distrito Federal) e a Sociedade (via conselhos de política cultural), que visa dar organicidade, racionalidade e estabilidade às políticas públicas de cultura.