Católicos Festejam Corpo E Sangue de Jesus Cristo.
Publicado por Elias Filho em 20 junho 2014
A Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios em nossa cidade, festejou nesta quinta 19 de junho, mais uma festa do seu calendário litúrgico juntamente com seus fiéis; a Festa do Corpo e Sangue de nosso Senhor Cristo (CORPUS CHRIST), onde o administrador paroquial Pe. Oscar Almeida conduzia o Ostensório com a Hóstia Consagrada, ou seja, O Deus Vivo que é comungado por todo cristão de boa fé, passando em procissão pelas ruas Cap. Luiz Gualberto de Souza, Rua Cap. Jonas Escórcio, Rua Euclides de Miranda, finalizando na Praça da Matriz, com a benção do Santíssimo e a celebração da Santa Missa, sendo participada por centenas de fiéis das mais diversas pastorais.
Sendo uma das mais belas festas da Igreja Católica, a solenidade de Corpus Christi, é celebrada na penúltima quinta feira de junho após a solenidade da Santíssima Trindade, onde a Igreja Católica Apostólica Romana, celebra devotamente a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi. A motivação litúrgica para tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia uma dedicação especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs. Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todos os cristãos comprometidos em ser esta mesma Igreja.
Santo Tomás de Aquino, o chamado doutor angélico, destacava três aspectos teológicos centrais do sacramento da Eucaristia. Primeiro, a Eucaristia faz o memorial de Jesus Cristo, que passou no meio dos homens fazendo o bem (passado). Depois, a Eucaristia celebra a unidade fundamental entre Cristo com sua Igreja e com todos os homens de boa vontade (presente). Enfim, a Eucaristia prefigura nossa união definitiva e plena com Cristo, no Reino dos Céus (futuro).
Poderíamos perguntar se na Quinta-Feira Santa a Igreja já não faz esta memória da Eucaristia. Claro que sim! Mas na solenidade de Corpus Christi estão presentes outros fatores que justificam sua existência no calendário litúrgico anual. Em primeiro lugar, no tríduo pascal não é possível uma celebração festiva e alegre da Eucaristia. Em segundo lugar, a festa de Corpus Christi quer ser uma manifestação pública de fé na Eucaristia. Por isso o costume geral de fazer a procissão pelas ruas da cidade. Enfim, na solenidade de Corpus Christi, além da dimensão litúrgica, está presente o dado afetivo da devoção eucarística. O Povo de Deus encontra nesta data a possibilidade de manifestar seu sentimento diante do Cristo que caminha no meio do Povo.
A seguir postamos algumas fotos dos melhores momentos desta festa, a pesar da chuva que caia sobre os fiéis. Chuva de graças, claro!
MEMBROS DA PASTORAL DA JUVENTUDE QUE FIZERAM OS TAPETES DECORATIVOS NAS RUAS.
FOTOS POR: ELIAS FILHO E AMORIM FILHO.
Uma respota para “Católicos Festejam Corpo E Sangue de Jesus Cristo.”
lindo saudades de meu buriti