PROJETO DE REINTRODUÇÃO MONITORADA DE AVES SILVESTRES CETAS IBAMA/UFPI em Caxingó

Publicado por Gildazio em 11 fevereiro 2015

Aconteceu na manhã desta terça-feira (10/02/2014) a primeira reintrodução monitorada de aves silvestres aprendidas pelos órgãos de fiscalização, tanto a nível estadual (SEMAR), quanto federal (IBAMA).

A soltura monitorada fora realizada em uma área de vegetação nativa preservada, no município de Caxingó/PI, com o apoio do Sr. Prentice, proprietário, o envolvimento do CETAS IBAMA Superintendência Teresina/PI, através dos Analistas Ambientais Dr. Sandovaldo Gonçalves e Dr. Fabiano Barbosa, os professores Dr. Anderson Guzzi, Dr. Antônio Tavares, o Biólogo Mário José e alunos do Curso de Ciências Biológicas da UFPI, Campus Parnaíba, além da presença do anfitrião Sr. Prentice e o Secretário de Finanças do Município de Caxingó Atanásio Dourado.

As 12 aves (seis casais) que foram reintroduzidas são da espécie popularmente conhecida como Curica, ou Papagaio do Mangue, Amazona Amazônica, uma ave psitaciforme da família Psitacidae. Estas aves estavam na triagem do IBAMA a pouco mais de 01 (um) ano e no corredor de voo desde dezembro de 2014. Esse processo de reabilitação realizado no viveiro pode durar um intervalo de 15 a 60 dias, dependendo do local, espécies e outros fatores. Um fato novo que vale ser descrito, fora o nascimento de um filhote de um dos casais de psitacídeos que estavam na triagem do IBAMA, o que premia todo o esforço realizado pelas pessoas que estão à frente deste gigantesco trabalho.

Segundo os agentes Dr. Fabiano e Dr. Sandoval essas aves passam em média de 30 anos em cativeiro, pois são muito desejadas por traficantes de pássaros exóticos e até mesmo pessoas desinformadas que não enxergam de fato o crime que cometem.

A área de soltura de propriedade do Sr. Prentice compõe um total de 391 hectares de terras, com matas preservadas e de livre acesso para pesquisadores, alunos e pessoas que desejam conhecer e estudar a natureza desse futuro parque ecológico. É valido ressaltar a boa vontade deste homem amigo da natureza que possui um olhar visionário quanto ao que tange de cuidar do que é nosso. O Sr. Prentice é uma pessoa simples e prosador que atende com muito carisma todos que visitam sua propriedade que fica localizada na localidade Mucambo, zona rural da cidade de Caxingó – PI.

Ainda nesse 1º semestre serão realizadas mais 03 (três) solturas pelo SETAS/IBAMA/UFPI nas propriedades do Sr. Lívio – (Trapiá), Sr. Paulo Jorge – (Paulicéia) e Antônio de Pádua – (Auto dos Borges), todas na zona rural de Caxingó.

É preciso que haja um trabalho de conscientização das comunidades, nas escolas, ONGs, sobre a problemática da criação de animais silvestres em cativeiro, além possíveis contaminações por doenças como hanseníase, peneumonia e outas, bem como das penalidades legais que enquadram as pessoas que praticam esses atos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3756
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
210
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos