CETAS/IBAMA REALIZA 2ª SOLTURA DE AVES EM CAXINGÓ COM GRANDE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Publicado por Gildazio em 13 abril 2015
Na manhã desta sexta-feira 10 de abril, aconteceu na cidade de Caxingó – PI, o evento que chamou a atenção de toda comunidade local e vem tendo repercussão nacional. Fora realizada a 2ª soltura de 27 aves da espécie Amazona aestiva, popularmente conhecida como “curica”, dentre estas, um filhote de 3 meses que nasceu no centro de triagem do IBAMA, algo inesperado segundo os analistas.
O evento deu partida na Unidade Escolar Felipe Neres Machado onde os trabalhos se iniciaram por volta das 09:00 da manhã e contou com a presença dos técnicos ambientais Dr. Sandovaldo Moura, Dr. Fabiano Barbosa, estes idealizadores do projeto, autoridades locais, representantes do poder público, OAB-PI, IBAMA-PARNAÍBA, UFPI – CMRV nas pessoas dos professores Dr. Anderson Guzzi e Dr. Antônio Tavares acompanhados de seus técnicos biólogos e estudantes do curso de Biologia, PRF-PI, além das presenças ilustres do Ex-Prefeito de Buriti dos Lopes o Sr. João da Cruz de Sousa e do gerente do Banco do Nordeste, representantes de Buriti dos Lopes nas pessoas do Sr. Sidney Pimpim, a Secretária de Meio Ambiente Camila Furtado, nosso amigo Valdir Chaves e também os proprietários Sr. Prentice e sua esposa Dra. Nazaré, o Sr. Antonio de Pádua e sua esposa Dra. Maria do Amparo, estes últimos que num ato de colaboradores da natureza, cederam suas terras para que a soltura pudesse acontecer.
A temática de reeducação ambiental em torno da soltura das aves foi exposta pelo nosso amigo Sandovaldo Moura que de maneira alegre e com uma didática magnifica soube cativar o público que ali assistia atento a palestra. Colaboraram com a palestra o Professor Guzzi que explanou o projeto de monitoração e até o grande Coxinha da TV Diário (vídeo) que mostrou que devemos denunciar quem comete atos de crueldade com estes animais silvestres.
Ainda na escola houve a premiação dos vencedores das melhores redações e melhores desenhos onde os alunos participaram se empenharam e capricharam nas produções. Fizeram também o uso da palavra o Sr. Nato Sobrinho, O Sr. Antônio de Pádua e a Dra. Maria do Amparo que reforçaram a ideia de que devemos fazer nossa parte, buscando maneiras de preservar nossa fauna local devolvendo à natureza, o que é da natureza.
Segundo o Dr. Fabiano Barbosa, estas espécies são originarias de vários pontos do nosso país e passaram de 15 a 30 anos de convívio direto com o homem, habituadas a alimentos corriqueiros como a semente de girassol. Muitas delas adquiriram habilidades humanas como a da fala e reproduzem palavras e até frases que costumavam ouvir no seu dia-a-dia de não liberdade.
Nosso amigo Fabiano Barbosa emocionou-se ao ser entrevistado pelo repórter da TV CLUBE, quando perguntado da importância deste projeto para as aves e para a comunidade. Ele agradeceu a presença de todos, a colaboração da Prefeitura Municipal de Caxingó, aos proprietários que humildemente colaboraram com este trabalho e aos alunos que serão daqui para frente os novos agentes disseminadores dessa conscientização ambiental e futuros novos fiscais.
O projeto não acaba aqui, isso é apenas o começo de algo pioneiro no Brasil e são nossas crianças que irão proteger a natureza, já estamos preparando a próxima soltura para agosto, disse Fabiano.
Uma respota para “CETAS/IBAMA REALIZA 2ª SOLTURA DE AVES EM CAXINGÓ COM GRANDE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL”
A LIBERDADE DESSES ANIMAIS QUE ESTAVAM PRESOS POR MUITOS ANOS VEM NOS DIZER UMA COISA,AINDA TEMOS TEMPO PARA SALVARMOS O NOSSO PLANETA DE TANTAS INGERÊNCIAS QUE O HOMEM PRATICA PARA SACIAR A SUA SEDE DE MANDAR.PARABÉNS A TODOS QUE ESTÃO A FRENTE DESSE PROJETO E VAMOS TRAZÊ-LO PARA A NOSSA CIDADE DE BURITI DOS LOPES.
A LIBERDADE DESSES ANIMAIS QUE ESTAVAM PRESOS POR MUITOS ANOS VEM NOS DIZER UMA COISA,AINDA TEMOS TEMPO PARA SALVARMOS O NOSSO PLANETA DE TANTAS INGERÊNCIAS QUE O HOMEM PRATICA PARA SACIAR A SUA SEDE DE MANDAR.PARABÉNS A TODOS QUE ESTÃO A FRENTE DESSE PROJETO E VAMOS TRAZÊ-LO PARA A NOSSA CIDADE DE BURITI DOS LOPES.