Recurso dos professores? Prefeitura Recebe Quase Meio Milhão Referentes a 2015
Publicado por Gildazio em 05 fevereiro 2016
A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes /PI recebeu neste último dia 22 de janeiro /2016 R$483.852,80 referentes aos Valores da Complementação do FUNDEB, resíduo dos 15% de 2015. A informação é da Confederação Nacional dos Municípios. A notícia é um alerta para os gestores sobre a responsabilidade de repassar esses valores aos professores até a primeira semana de fevereiro deste ano de 2016.
O valor é uma retificação do Anexo II da Portaria Interministerial nº 08/2015. Como houve discordância entre os valores efetivamente pagos e os previstos no novo cronograma, a diferença deve ser repassada aos professores. Considerando que no mínimo 60 % da parcela é devida aos profissionais, estes têm o direito de receberem em torno de R$1.500,00 cada um como forma de compensação ao que lhe é de direito e que não foi integralizado no ano anterior.
É importante lembrar que esse montante não é o tão esperado aumento que o prefeito prometeu aos professores ainda em julho de 2015. É direito de o profissional receber e obrigação do gestor pagar, como afirma a nota da CNM. Esses resíduos têm um cronograma que vai até o último dia útil de cada mês e como o mês de janeiro já findou já está mais que na hora de os professores serem contemplados com esses valores.
Esta noticia da CNM, que é boa para os professores, não é publicada em nenhum portal da prefeitura, nem mesmo no da secretaria da educação. Isso demonstra que quando o assunto é repasse, resíduo, aumento, abono, férias todos se calam e fingem que não veem e só publicam o que é mandado. E se não houvesse nenhuma publicação a esse respeito como esse valor de quase MEIO MILHÃO DE REAIS seria abordado pelo gestor? Como os professores ficariam sabendo? Quando os profissionais receberem o que lhes é de direito, serão cobrados ainda mais pela administração, como se fosse um extra, mas que na verdade é um resíduo do ano de 2015 e os professores passarão a ser vistos como aqueles que ganham muito e que trabalham pouco, um tratamento que já é de costume dos gestores, pois foi uma marca da administração o seguinte discurso contra os professores ‘’ bando de baderneiros, que só pensam em dinheiro e não querem trabalhar”. Para desfazer os comentários de que este texto é mais uma intriga do “quanto pior melhor” basta conferir o texto na íntegra, da Confederação Nacional dos Municípios neste endereço:
Será q vamos receber mesmo?
tô esperando pra ver qual o primeiro da tropa de choque da administração defender dizendo que não é bem assim, que é mentira e etc.
rapaz a coisa tá seria em nosso município….