VOLTA ÀS AULAS – Cinema Popular.

Publicado por Erasmo Marcio Falcão em 01 março 2016

      Volta às Aulas é um filme curta-metragem de produção independente escolar concedido durante as oficinas de produção cinematográfica da Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima – UnENSFa na localidade Salgadinho, Zona Rural de Buriti dos Lopes-PI.

     A escola não pode ser, segundo Kenski (1996, p. 134), um “local de tradição cultural” mas sim “de produção cultural e social”, ou seja, deve produzir novas culturas, sem ignorar o que há de novo. Sendo assim, o cinema se torna uma poderosíssima ferramenta metodológica e pedagógica no auxílio do bom funcionamento do processo de ensino e aprendizagem, visto que ele assume inúmeras facetas e abrange um conceito holístico de praticamente todas as artes, sobretudo as Artes Visuais.

Volta às Aulas capa do filme

    Assista o filme clicando no link a seguir:

    VOLTA ÀS AULAS – Cinema Popular.

     Visando os benefícios que a prática e a produção de cinema na escola pode proporcionar, seu objetivo é trazer à escola o contato com a produção audiovisual, buscando o envolvimento direto entre escola, comunidade e o cinema popular, de modo que o Cinema Popular venha a contribuir para democratizar o acesso à exibição cinematográfica, divulgar a produção independente escolar e formar público para o produto audiovisual, bem como fornecer os conhecimentos básicos da linguagem cinematográfica por meio de oficinas de cinema onde os alunos possam apreender as técnicas rudimentares da produção de um filme, os elementos componentes e a produção de roteiros.

Volta às Aulas

      Volta às Aulas foi totalmente produzido pelos alunos da UnENSFa, desde a construção em grupo de um storyline até a finalização de um roteiro com as ideias provindas dos próprios alunos passando pelo processo de filmagem, confecção de figurino e maquiagem.

    O propósito das oficinas de Cinema Popular consiste em exibições de produções cinematográficas independentes escolares em curtametragem, em ambientes públicos da comunidade, como a escola e a cidade de Buriti dos Lopes que não têm cinema ou onde as salas de cinema não têm valor acessível para o ingresso.

     Infelizmente, cinema é cultura e diversão para poucos, o cinema atualmente chega a um público muito restrito e em se tratando de comunidades de Zona Rural é mais difícil ainda o acesso a este tipo de cultura. No ano passado, na quadra de esportes da escola, a instituição ABACC, Academia Buritiense de Artes, Ciências e Cultura de Buriti dos Lopes realizou uma de suas mais impressionantes ações de ponto de cultura, uma exibição de cinema popular na comunidade Salgadinho onde nesta ocasião foi executada uma etapa do CINE ABACC. Nesta atividade a instituição leva exibições em tela grande para as comunidades carentes e sem acesso ao cinema de modo a democratizar o contato com a Sétima Arte. Há novamente a possibilidade do CINE ABACC voltar à comunidade e, desta vez, a exibição de cinema será de filmes produzidos pelos alunos da própria comunidade. As oficinas continuarão a ser realizadas na escola e em breve poderemos assistir mais filmes feitos pelos alunos da UnENFa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3756
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
210
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos