Começam os Ensaios do Boi do Pipira – Boeiros Necessitam de Ajuda para Aquisição de Instrumentos Adequados
Publicado por Gildazio em 31 maio 2016
Como havia prometido no ano passado, Pipira retorna à Buriti dos Lopes para “botar boi”. Residindo em Fortaleza já alguns anos, o mestre em cultura popular de nosso município volta a sua cidade natal para cumprir com sua tradição e seu compromisso com a cultura local. Embora sem o devido reconhecimento, Pipira é cultura viva e representa muito para a história e folclore buritiense, ele é um dos raros remanescentes de uma áurea época onde a população sabia valorizar a brincadeira de boi.
Os ensaios para a temporada 2016 já começaram e estão acontecendo no bairro macambira, reduto oficial do Boi do Pipira. Todos os preparativos estão sendo realizados, confecção do boi,chapéus, adereços e instrumentos, nessa fase uma grande quantidade de pessoas participam para que tudo esteja pronto para a grande estréia, dia 23 de junho, noite de São João.
Além das informações anteriores esta postagem tem o objetivo de chamar à atenção de nossas autoridades municipais, que respondem pela Secretaria Municipal de Cultura, para que deem um pouco mais de atenção a esta forma artística de expressão popular que é o bumba-meu-boi. Nossa sugestão é para que observem estas fotos e vejam a necessária intervenção municipal no sentido de auxiliar o Senhor Pipira para adquirir instrumentos adequados e dignos de apresentação.
Esses boieiros estão usando maracás confeccionados com vidros de desodorante, acreditem estes instrumentos não dão o resultado desejado, se os usam é por pura necessidade e por falta de ajuda para aquisição de maracás eficientes e próprios para a brincadeira de boi.
Até mesmo muitos dos tambores usados não atendem a necessidade musical do grupo, alguns são produzidos com garrafas pets e não produzem a sonoridade adequada, e os outros com couro de boi que apesar de serem tradicionais e muito bons, perdem a eficiência durante as apresentações. O ideal seria que a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, auxiliasse o grupo na aquisição de tambores mais apropriados e duráveis.
A imagem acima foi feita na primeira apresentação do ano passado, nela fica evidenciado o uso dos instrumentos que mostramos acima, até mesmo o maracá do grande mestre Pipira é confeccionado com latinha de cera de carro, bem diferente das imagens abaixo que mostram os brincantes de boi de maranhão, terra que valoriza a arte e a cultura popular.
Uma respota para “Começam os Ensaios do Boi do Pipira – Boeiros Necessitam de Ajuda para Aquisição de Instrumentos Adequados”
O Mário na rua do José Melo sabe fabricar instrumentos procurem ele.