Semana do Meio Ambiente: Conscientização Ambiental, Faça a sua Parte!

Publicado por Gildazio em 02 junho 2016

     A primeira semana de junho é considerada a semana do meio ambiente, tendo em vista que durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em Estocolmo, em 1972 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 05 de junho como o Dia Mundial do Meio ambiente. Data, esta,  escolhida por coincidir com a data de realização desta conferência e que teve como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da conservação e preservação  dos recursos naturais, que apesar de muitos acreditarem que são inesgotáveis, estão acabando aos poucos.

     A Conferencia de Estocolmo, como ficou conhecida, serviu de pontapé inicial para a mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo. Nela foram estabelecidos os princípios para orientar a política ambiental em toda a face da Terra. Esta conferência representou um grande avanço na resolução dos problemas relacionado ao meio ambiente, porem não significa que a partir daí foram resolvidos todos os problemas.

     Diante dos inúmeros descasos com o meio ambiente, como por exemplos, a destruição constante dos habitat, a poluição desenfreada, geração de toneladas de lixo, a seca e assoreamento de rios, entre outros, atualmente existe uma grande preocupação em torno dos impactos negativos que as atividades antrópicas vêm ocasionando ao meio ambiente.

     Esta preocupação nos leva a refletir sobre o papel dos governantes e também da população diante do acentuado crescimento dos problemas ambientais, o que cada segmento da sociedade civil tem feito para diminuir esses impactos e quais as conseqüências deles, pois se nada for feito o consumo desenfreado e a constante perda da biodiversidade poderá interferir no modo como vivemos atualmente e comprometer inclusive a sobrevivência de nossa espécie.

     A Produção e o descarte inadequado do lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, assim como o consumo desnecessário dos recursos naturais que provocam o desmatamento, o desperdício de água e o empobrecimento do solo, a inserção de espécies exóticas (vindas de outros ambientes) e o uso de combustíveis fósseis estão entre os principais problemas ambientais que mais tem afetado o planeta e que podem ser evitados se os governantes e a população em geral se conscientizarem da importância do uso adequado e moderado dos recursos naturais.

     Considerando a importância da conscientização e da dimensão dos impactos ocasionados pelas atividades humanas o dia Mundial do meio ambiente, 05 de junho, deveria ser uma data de grande destaque no calendário e as escolas deveriam promover a educação ambiental, pois não basta apenas plantar uma árvore ou coletar e separa o lixo no dia do meio ambiente, se fazem necessárias campanhas de grandes impactos e que mostre a necessidade da promoção de mudanças imediatas nos hábitos da vida cotidiana das pessoas.

     E falar em atitudes impactantes relacionadas ao meio ambiente é falar de um cidadão que faz a diferença em Buriti dos Lopes, Antonio Amorim Costa Filho mais conhecido com “Amorim” que há quase sete anos vem contribuindo de forma impar para a preservação da espécie Maurítia flexuosa (buriti) nativa de nossos brejos. O Sr. Amorim adotou três individuo da espécie citada e plantou na Praça Senhora dos Remédios e tem se dedicado ao máximo para que ocorra seu desenvolvimento. São dessas atitudes que o meio ambiente necessita.

     Todos nós devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, como Amorim fez, pois só assim o quadro atual poderá mudar, pois para que haja mudança é necessário que cada um faça a sua parte e que todos cobrem o cumprimento das leis já existentes, se formos nos basear na teoria de que a mudança deva acontecer em escala mundial e que uma pessoa só não mudará o mundo, essa mudança realmente nunca irar acontecer.

4 Replies para “Semana do Meio Ambiente: Conscientização Ambiental, Faça a sua Parte!”

  1. Avatar Prof. Cleiton Zacarias (Tutor de Filosofia/UAB/Buriti dos Lopes disse:

    Prof. Euvêncio, parabéns pela iniciativa nós seres humanos somos responsáveis, na preservação do meio ambiente como um todo, pois cada pedaço deste rico ecossistema tem seu valor, pena que muitos só vão valorizar estes presentes que a natureza dos dá quando os perde, com destruição ou exploração desenfreada. Já disse grande filósofo “A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”.(Johann Goethe)

  2. Avatar LUCAS SILVA disse:

    Tenho pensado em fazer plantios nas margens dos rios, longá e Parnaiba, e gostaria de contar com vocês quando isto ocorrer.

  3. Avatar Benedito disse:

    Professor Euvencio minha mãe trabalha com a fabricação de doce caseiro de Buriti, isso você sabe mais quero que conheça a grande quantidade de mudas de pés de buriti no quintal da casa de minha irmã, gostaria de saber se por acaso jogassemos nas margens do rio, pois vejo na região amazonica principalmente no estado do Pará essa arvore em sua margem, porque não testarmos aqui essa experiência…

    1. Avatar Euvencio disse:

      Caro amigo Benedito, nesse caso é bom manter as mudas em herbário até adquirirem um tamanho razoável e depois poderemos transplantar para a região do Brejo, pois essa Espécie de palmeira é natural de áreas alagadiças, considerada, portanto, planta higrofila, que só sobrevive em terrenos encharcados. Particularmente eu estou querendo arranjar umas mudas para eu plantar em meu quintal, junto as minhas mudas de açaí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3756
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
210
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos