Vândalos Depredam Patrimônio Cultural da Cidade de Buriti dos Lopes!
Publicado por Erasmo Marcio Falcão em 08 março 2018A Casa-Obra do Mestre Di Carvalhi foi vítima de vandalismo na noite de ontem.
Arruaceiros quebraram uma coluna com uma escultura na frente da casa de Di Carvalhi.
A Casa-Obra do Mestre Di Carvalhi é um Patrimônio Cultural Material da cidade de Buriti dos Lopes. Exemplo de Arquitetura Espontânea, foi toda projetada e executada pelo artista, das estruturas do alicerce às incontáveis obras de arte que ornamentam as paredes e espaços da casa.
É uma obra viva, infinita para ele, praticamente todos os dias está trabalhando ou confeccionando algo na casa, um painel artístico na parede, uma poltrona, uma mesa, um fogão a brasa, um jarro de planta, sua imaginação é uma fonte emanante de ideias que circundam espontaneamente por diversas áreas como arquitetura, escultura, design, paisagismo, urbanismo, ergonomia, decoração de interiores, etc.
Di Carvalhi conquistou o título de Mestre de Cultura Popular no MINC (Ministério da Cultura) através de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura em 2018.
As obras de Di Carvalhi estão expostas por todo os espaços internos e externos da casa. Muitas já foram furtadas e depredadas.
Outros eventos de depredação já aconteceram quando roubaram 4 peças de arte, argila e uma placa em alto relevo. Danificaram uma árvore de natal e roubaram as luzes de decoração.
Roubaram um vaso, grande, dias depois descoberto destruído próximo a casa, recentemente, uma Pia artesanal foi jogada dentro do riacho Celer, que passa ao lado da casa.
Pedimos aos conspurcadores que tenho consciência que aquele lugar é um Patrimônio da cidade, dever ser preservado e valorizado.
Lamentável!!! Por este motivo e outros referente ao patrimônio cultural se torna tão importante a Educação Patrimonial. Educar abre horizontes e transformá vidas.
E lastimável que criminosos, pessoas do próprio município, façam isso na casa do mestre Di Carvalhi. Atitude execrável. Talvez eles não saibam que depredação do patrimônio arquitetônico ,particular ou público é passível de punição prevista em lei.