Visita da 1ª GRE na comunidade Tinguis
Publicado por Gildazio em 21 setembro 2019Na noite desta quinta-feira, 19/09/2019, A Gerente Regional (Safira), Técnicos da 1ª GRE, Supervisor Municipal (Márcio Cardoso) e a ACG (Quésia), estiveram na comunidade Tinguis (Assentamento Josué de castro), numa visita à U. E. Pedro Mariano de Freitas, para o movimento GRE Itinerante. Durante o momento foi oportunizado diálogo entre escola-comunidade-GRE.
O movimento GRE Itinerante, tem acontecido em todas as cidades que compõem a 1ª GRE, com a proposta de levar até as escolas/cidades os técnicos dos vários segmentos da gestão estadual, como: Gestão e Inspeção, Patrimônio, Ensino, Financeiro, Psicólogos, Contadores e Engenheiros.
Inicialmente ocorreu apresentação dos visitantes e uma apresentação artística da escola, abordando o tema “prevenção ao suicídio”.
Depois formou-se a mesa de honra com representantes da GRE, da Supervisão, da Direção da escola, dos Professores e dos Alunos, com o tema “qual a vida que vale a pena viver”, mediada pelo Professor Afrânio.
Durante os trabalhos da mesa redonda, a mãe da aluna Camila leu um poema escrito pela filha, relaciona a temática trabalhada no “setembro amarelo”, descrito abaixo.
Pobre Menina
Ela teve que se matar para mostrar
Que a dor que ela sentia já não dava mais para suportar.
Ela já esta cansada de escutar
Menina feia;
Ela parece uma rolha de poço ;
Ela não serve para nada;
Ela é horrível;
Ela é insuficiente;
Ela parece uma demente da até medo de olhar
Ela sempre acordava querendo dormir
Sorria querendo chorar
Vivia, mais a morte da sua mente não saia
Até que naquele dia ela resolveu se suicidar
A verdade é que as pessoas criticam, quando devia ajudar.
Invés de dá a mão, ajudam a empurrar.
Talvez se vocês tivessem dado um pouco de atenção a ela,
Feito ela se sentir especial
Feito-a ter sonhos, não tinha feito ela mudar sua decisão
Mais fazer o quê se mais uma menina teve que morrer, por achar que não tinha mais opção.
O primeiro momento culminou com a apresentação de um vídeo dos alunos da 3ª série. A mesa foi desfeita e iniciaram os atendimentos a pessoas presentes (pais, alunos, professores, corpo administrativo e comunidade), para tratarem dos diversos assuntos que interferem no Ensino-apredizagem, com as os técnicos da 1ª GRE.
A escola serviu um lanche para encerrar o momento.