Unidade Escolar Jonas Escórcio Alexandrino Promove I Forúm Sobre Consciência Ambiental
Publicado por Gildazio em 31 maio 2012
Quem vive no espaço urbano pode ter a falsa impressão de que no meio rural, que concentra apenas cerca de 19 % da população, o problema do lixo é insignificante. Mas não é bem assim, os resíduos da produção vegetal e animal podem gerar uma quantidade de lixo muito significativa. Todavia, parte considerável do problema pode virar solução no dia-a-dia da propriedade.
Data: 02/06/2012
Horário: 14:00hs às 18:00hs
Local: Unidade Escolar Jonas Escócio Alexandrino
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Programação:
14:00hs
Palestra: Lixo e Meio Ambiente
15:00hs
Mesa Redonda: Debatendo o tema do Tratamento do Lixo no Meio Rural.
Participantes:
16:30hs
Painel com exposição de trabalhos dos alunos. (só se ainda tivéssemos aluno como não temos acredito que podemos tirar essa parte)
17:30hs
Assinatura de manifesto para o tratamento do lixo no meio rural.
18:00h
Coquetel
Lixo rural: do problema à solução
Moacir Roberto Darolt
O melhor meio para o tratamento do lixo ainda é a coleta seletiva, por meio da separação, nas propriedades, em categorias como vidro, papel, metais e lixo orgânico. Ao material orgânico pode ser aplicado o processo de compostagem (decomposição da matéria orgânica) ou a vermicompostagem (uso de minhocas na decomposição e produção de húmus) em que o produto final pode ser aproveitado como adubo orgânico.
A coleta de lixo na área rural ainda é insuficiente, atingindo apenas 20% dos domicílios brasileiros. Entre as famílias residentes nas áreas rurais, 60,6% não contam com serviços de abastecimento de água e cerca de 80% informam não dispor de serviços de coleta de lixo. No início dessa década 52,5% do lixo do meio rural era enterrado ou queimado. A realidade mostra que o lixo rural tem coleta cara e difícil o que leva os agricultores a optarem por enterrá-lo ou queimá-lo, algo que agride diretamente o meio ambiente.