Após 30 Anos João Batista Amaral Rever o Instrumento que Usou para Compor o Hino Buritiense
Publicado por Gildazio em 02 abril 2013
Em 2013 completará 90 anos de idade o grande maestro buritiense João Batista do Amaral e para sua felicidade, neste ano festivo, o destino lhe guardou uma bela surpresa. Após trinta anos sem nenhum contato com seu trompete, instrumento que lhe acompanhou durante longo período da vida e que foi fundamental para composição da música do hino de Buriti dos Lopes, eis que o emocionante reencontro acontece.
O belo instrumento musical foi doado pelo Senhor José de Almeida Brito que admirava o incrível dom do mestre de música João Batista do Amaral, despretensioso e sem ambição não viu empecilho no momento de separar-se do piston companheiro, aquela dádiva precisava ser estendida aos seus descendentes. O nobre maestro decidiu repassar seu precioso bem ao jovem sobrinho Osnide Sousa Amaral. Osnide residente em Brasília, em visita ao estimado tio contou-lhe todo contente que na escola de música onde estudava também tocava trompete, comovido com singularidade da escolha João Batista não teve dúvidas, encontrara seu herdeiro musical e a ele entregou seu amado instrumento.
Após longos trinta anos o sobrinho herdeiro retornou a sua cidade natal, e consigo trouxe o instrumento para mostrar ao tio e que este ainda estava em perfeito estado de uso e conservação, o músico-compositor teve uma grande surpresa e forte emoção ao ter nas mãos o antigo e saudoso trompete com o qual um dia compôs o hino de nosso município e lhe fez entrar definitivamente na história buritiense. Agradeceu ao sobrinho pela grande surpresa e por continuar cuidando com tanto esmero e dedicação do presente que lhe foi dado.
Texto: Professor Gildázio e Poeta Neném Calixto
2 Replies para “Após 30 Anos João Batista Amaral Rever o Instrumento que Usou para Compor o Hino Buritiense”
ESSE AÍ DEVE TER SIDO O MELHOR PRESENTE PARA SEU BATISTA AMARAL NOS SEUS 90 ANOS DE VIDA
Muito me alegra esta homenagem ao meu querido tio. Fico feiz.
Osnide.