18 DE MAIO – Dia Nacional de Combate a “Exploração Sexual Infantil”.
Publicado por Elias Filho em 18 maio 2013
Neste sábado (18), nossa Buriti dos Lopes amanheceu mobilizada em prol DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, que tem como objetivo: mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de nossas crianças nesta fase da puberdade. Tendo como símbolo uma flor acompanhada da frase “FAÇA BONITO, PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, uma caminhada educativa realizada nesta manhã, marcou este dia com atividades de conscientização que alertava por onde passava, distribuindo folders e botons aos pedestres sobre o cuidado e a necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescer de forma saudável e protegida. Desenvolvida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social e o CREAS – Centros de Referência Especializado da Assistência Social, esta caminhada despertou a coragem de denunciar atos criminosos praticados contra a população infantil buritiense, onde estiveram presentes o Senhor Prefeito Municipal Bernildo Val, o Senhor Vice-Prefeito Bruno Pieca, a Senhora Secretária da Ação Social Emilia Val, vereadores, Sancho Escórcio, Dedé, Eveline Araújo e Elcira Castelo Branco, Secretária de Saúde Elciane Castelo Branco, Secretária de Obras Clara Elisa, além das presenças marcantes dos diversos docentes e seus inúmeros discentes tanto da rede estadual, com municipal de Ensino, conjuntamente com uma parte de nossa população organizada em fazer muito barulho com silvos, músicas, a batucada da fanfarra da Escola Maria Tereza, e o emocionante discurso da Professora Nilce Mores. Este dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente foi criado em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do ECPAT no Brasil, organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, onde este evento reuniu entidades de todo o país. A data foi escolhida pelo fato de que, em 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”, nome de uma criança de apenas oito anos, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune. Você pode agir, caso tiver a suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, não guarde na sua consciência, denuncie através do Disque Direitos Humanos número 100.
TEXTO FONTE – INTERNET.
ADAPTAÇÃO: Elias Filho.
2 Replies para “18 DE MAIO – Dia Nacional de Combate a “Exploração Sexual Infantil”.”
Muito legal a caminhada infelizmente existam situações de exploração sexual no mundo, realizações com campanhas e incentivos um dia esse quadro pode mudar.As fotos ficaram ótimas;.
Muito legal a caminhada infelizmente existam situações de exploração sexual no mundo, realizações com campanhas e incentivos um dia esse quadro pode mudar.As fotos ficaram ótimas;.
Parabens Elias Filho pela brilhante reportagem, ficou otima. abraço.