Câmara Municipal Realiza Força Tarefa para Organizar seu Arquivo Morto
Publicado por Gildazio em 18 julho 2017Vendo a necessidade de uma organização em seu Arquivo Morto, desde a última semana a Câmara Municipal de Vereadores de Buriti dos Lopes organizou uma força tarefa para tal finalidade. O Arquivo Morto da referida instituição é formado por uma gama de documentos dos Poderes Executivo e Legislativo que ali encontram-se guardados para servirem a posteriores consultas.
O grande mutirão idealizado pela Presidência da Casa, Vereadora Jaqueline Brito, surgiu da necessidade que a parlamentar sentiu em dar ares organizado ao arquivo da Câmara de Vereadores que atualmente encontra-se carente de cuidados, são muitos documentos referentes aos gastos públicos de anos e anos que estão encaixotados e acondicionados sem a devida ordem.
Segundo Jaqueline Brito a iniciativa da força tarefa para organização do Arquivo Morto surgiu quando a mesma constatou logo no início de sua gestão que muitos buritienses iam regularmente à Câmara Municipal em busca de documentos para fins de comprovação trabalhistas, e ainda, verificou que na grande maioria das vezes essa busca era muito exaustiva e em muitos casos pouco eficiente, e diante daquela situação quase desesperadora aos que buscavam documentos para uma possível aposentaria ou contagem de tempo de serviço e contribuição junto ao INSS foi que nos sensibilizamos para tentar resolvermos o problema, comentou Jaqueline.
Diante da emblemática situação a gestão da Casa convidou todos os funcionários da mesma para se unirem e juntos somarem esforços no sentido de resolver o problema, inicialmente os trabalhos começaram somente com os trabalhadores da Câmara que vestiram a camisa, arregaçaram as mangas e se empenharam na na nobre missão. No entanto, percebeu-se que diante da enorme quantidade de documentos a serem catalogados aquele número de pessoas seria insuficiente para a realização da tarefa, foi ai que Jaqueline decidiu pedir ajuda ao município que cedeu vários colaboradores das diversas secretarias. A ideia é separar os documentos por ano de emissão e posteriormente por secretarias.