Não Plante Nim Indiano. Árvore Tóxica.
Publicado por Erasmo Marcio Falcão em 26 outubro 2017A árvore “Nim” (nome científico: Azadirachta indica A. Juss.) é uma espécie exótica, originária da sul da Ásia. Na Índia, é bastante utilizada por adeptos da fitoterapia por possuir propriedades farmacológicas.
A planta foi introduzida no Brasil na década de 1980, com o intuito de trabalhar como um pesticida em lavouras, mas se tornou uma planta com alto poder degradante. Tem sido bastante usada, especialmente na região do Vale do São Francisco no paisagismo urbano de ruas e calçadas.
O que poucos sabem, é que o nim, somente pelo fato de não ser uma espécie nativa do Brasil e muito menos do Cerrado, já representa uma ameaça. Ela tem se adaptado muito bem ao clima semiárido, respondendo bem até quando não recebe água regularmente. Isto se deve ao fato da árvore conseguir acessar a água do solo, com suas raízes profundas.
Possui crescimento relativamente rápido, fornecendo sombra com poucos meses após o plantio. O crescimento rápido, a copa vistosa e o perfume de suas flores têm convencido cada vez mais os moradores a plantarem o nim em suas calçadas.
Um dos principais problemas causados pelo nim é o efeito de seu principal princípio ativo: a Azadiractina. É uma substância comprovadamente inseticida. Possui ainda efeitos sobre a reprodução de insetos nativos, inibindo sua a reprodução.
Um estudo realizado na Índia em 2013 faz um relato de caso de um humano que foi intoxicado após ter ingerido uma quantidade de 20 ml de óleo de nim, inclusive um dos sintomas foi a perda da consciência e convulsões. Um experimento com ratos concluiu que o nim foi responsável pela perda da capacidade reprodutiva temporária após a inserção do extrato de nim.
Neste sentido, propomos a substituição do nim por espécies nativas do bioma Cerrado, na arborização da cidade. Muitas espécies nativas são capazes de oferecer sombra em nossas calçadas, e ainda não oferecem risco à encanação e calçadas, pois possuem raízes pivotantes, que crescem verticalmente. A substituição não deve ser súbita. À medida que a espécie nativa for crescendo, uma poda preventiva pode ser realizada no nim. Assim você não ficará sem sombra.
Vamos respeitar nossos Biomas, aqui em Pirapora MG vamos plantar árvores nativas, respeitando o natural de nossa região, revitalizando nosso meio ambiente contribuindo com o bem estar de nossas espécies, além de equilibrar o clima.
Para você que se interessou pela proposta, as mudas de espécies de árvores nativas do bioma Cerrado podem ser obtidas no Mesfa – Movimento Ecológico São Francisco de Assis, clique aqui para saber mais.
UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco FONTE
Triste. Aqui está infestado.
Boa tarde. Sou engenheiro florestal e responsável pela implementação de um projeto de arborização de um parque de vaquejada. A cidade fica no extremo sul do Piauí, Curimata. Qual seria uma alternativa ao Nim no que se refere à espécie nativa de rápido crescimento, copa frondosa e sem histórico de intoxicação?
Bom dia…estou ha 12 anos fazendo campanha e distribuindo folhetos informativo sobre
o NIM uma peste que esta quebrando o nosso bioma.
Vamos plantar estas ARVORES é do nordeste e nos traz grandes beneficios….
Umbu caja ( uma pequena estaca retirada da arvore mãe de 1,40 m ) nos meses de outubro
a janeiro nos 3 primeiros meses que antecedem as chuvas. cresce rapido, produz frutos,
sombra…..não ha necessidade de irrigação.
PITOMBA plante a semente em lugares apropriados cresces até 5 m de altura.
Caju se adpta muito bem no Nordeste…
Manga
Piqui / acacia canadense (cresce em media 25 cm ao mes)
Burra leiteira (considerado a melhor flor para produção de mel )
duvidas papelariapopy@gmail.com Araripina – PE 22/07/2019
Teria a fonte do estudo com ratos?
Porque esses dados não foram levados ao conhecimento do Ministério Público? Afinal a preservação do meio.ambiente é de interesse de todos. Nao8adianta ficar espalhando folhetos. Existe um órgão que pode tomar medidas cabíveis perante autoridades competentes para que se impeça o plantio da espécie se é realmente nociva.
É verdade que essa planta faz mal as abelhas?
Olá, vim aqui dizer que estou me formando como bióloga no vale do são Francisco, e atualmente estou estudando sobre o nim (Azadirachta indica), e afirmo que há artigos que comprovaram o efeito mortal da Azadiractina contra as abelhas, as quais são PROTAGONISTAS no processo de polinização da nossa agricultura.
Eu moro em um condomínio que foi basicamente arborizada com nim, quando as flores desabrocham eu vejo insetos mortos ao redor dessas árvores, incluindo abelhas.
Me dói saber que há políticas públicas que planejam o plantio das Azadirachta indica só porque elas possuem capacidade inseticida. O Brasil como um país de base econômica agrícola não deveria deixar isso acontecer de jeito nenhum.
Estou convencida, vou arrancar a muda que plantei no meu quintal, está com 1,5m. Há uma árvore na via principal do bairro, já adulta. Até quantos metros a abelha voa, que possa ser afetada pela neem? Quero saber isso para usar como argumento para pedir o corte dela.
Mas e quanto aos benefícios do neen quando bem utilizado? Contra carrapatos,pulgas e ácaros? N vou plantar uma árvore de neen mas acho ela melhor do q usar outros carrapaticidas q já usei pq sou alérgica,e o spray de neen n me trouxe nem sequer uma crise alérgica,preciso de mais informações,obgada
Meu filho teve intoxicação com essa árvore!
Qual foi o sistemas da intoxicação?
Tudo mentira neném endiano e antibacteriano