Nossa educação no caminho certo.
Sabemos que os desafios em educação são grandes, mas nosso esforço é continuar com bons resultados. Neste sentido, temos números a comemorar.
Todas as escolas de 1° ao 5° ano de nossa rede municipal, avaliadas pelo ideb, obtiveram resultados positivos divulgados hoje dia 15 de setembro.
Os dados são referentes aos anos de 2018 e 2019 e mostram que em relação aos números de 2017, evoluímos bastante, o que fez com que atingíssemos a meta estabelecida para o ano de 2019.
Agradecemos aos professores, gestores e alunos que se esforçaram para que atingíssemos a meta de 4,7 nos anos iniciais do ensino fundamental em nossa rede de ensino.
Atribuímos também esse indicador aos programas desenvolvidos pela secretaria de educação tais como os de reforço escolar no contra turno para alunos de baixo rendimento e a portaria que estabelece os 50 primeiros dias letivos especificamente com aulas de língua portuguesa e matemática de 1° ao 5° ano bem como a formação do Format e Forleitura.
O Ideb é calculado levando em consideração a aprovação escolar informada no censo do ano anterior e o resultado da Prova Brasil aplicada com alunos de 4°/5° e 8°/9° do ensino fundamental a cada dois anos.
Sabemos que precisamos melhorar muito ainda, mas estamos no caminho certo. A meta é que cheguemos em 2022 com a nota 6,0. Até lá é necessário muito investimento e dedicação de todos que fazem a educação em nossa cidade.
Obtivemos de 6° ao 9° ano resultados muito positivos na maioria das escolas como Cief, Jonas Escórcio Alexandrino, José Lucas e Nossa senhora de Fátima.
Atribuímos uma leve queda na média em virtude da evasão/reprovação escolar nas turmas de Educação de Jovens e Adultos em algumas escolas da rede.
Tais análises podem ser comparadas com a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática da avaliação da Prova Brasil nas mesmas turmas avaliadas, que mostram uma evolução nos dados em todas as escolas.
Contamos com a participação de todos nessa que é a melhor forma de transformar a vida das pessoas: a educação de qualidade.
Sem ela não chegaremos a lugar nenhum. Isso deve ser visto como política pública e de acesso igualitário a todos.
Texto: Secretaria Municipal de Educação de Buriti dos Lopes