Piauí Conectado Finaliza Primeira Fase do Projeto com Implantação de Internet em 96 municípios
Publicado por Gildazio em 08 outubro 2020O prazo para ativação dos pontos de internet era de 24 meses, mas a instalação foi concluída em apenas 15 meses.
Na manhã desta terça-feira (06), a solenidade realizada na Praça Rio Branco, no centro de Teresina, marcou a conclusão da primeira fase do Projeto Piauí Conectado, que é pioneiro na América Latina.
A ação contou com a participação dos municípios de Amarante, Água Branca, Piripiri, Oeiras, São João do Piauí e Valença. Durante o evento, o governador do Piauí, Wellington Dias, interagiu com a população destas cidades por meio da plataforma de videoconferência Webex.
Os moradores acessaram a internet livre disponibilizada pela Piauí Conectado nas praças e comprovaram o funcionamento e a velocidade da conexão, que chega a 40 mbps. Ao todo, já foram instalados 1331 pontos de acesso à internet no Piauí, 99 deles estão localizados em espaços públicos para uso livre da população.
Mas o Projeto Piauí Conectado vai muito além da oferta de internet livre nas praças para a população. A iniciativa, que é resultado de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado e a empresa Piauí Conectado, prevê a implantação e operação de uma grande rede de fibra óptica para interligação de órgãos da administração pública estadual em 96 municípios, resultando em melhorias nos atendimentos públicos oferecidos nestas instituições. A finalização da primeira fase do projeto aconteceu nove meses antes do prazo acordado, que era de 24 meses.
O evento também contou com a participação, por videoconferência, do presidente da Globaltask, Edson Ribeiro, que anunciou grandes novidades para os próximos meses. “No mês que vem, teremos a inauguração do nosso data center e em dezembro daremos início às obras do backbone subterrâneo”, revelou o representante da empresa controladora da Piauí Conectado.
Segundo Edson Ribeiro, com a finalização do projeto, o Piauí será um dos estados mais conectados do Brasil. Ele também agradeceu às empresas Cisco, Gemelo, Furukawa e ZTE, grandes parceiros do Projeto Piauí Conectado, que muito ajudaram na concretização desta primeira fase.
Com investimentos que já ultrapassaram R$ 80 milhões, o projeto deve ser ampliado para atender todos os municípios piauienses. “Isso que nós estamos vendo aqui, a história vai contar. O futuro chegou, não só na Praça Rio Branco. Chegou em 96 municípios do Piauí e vai chegar aos 224 municípios. Esta união da Piauí Conectado com vários empreendimentos do Brasil e do mundo permite que tenhamos a condição da modernidade. Internet de alta velocidade, de alta qualidade. Foi isso que chegou ao Piauí”, explicou o governador do Piauí, Wellington Dias.
O diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Antônio Torres, explica que a população é a grande beneficiada. “Quem ganha com o projeto é o Piauí, é a sua população. Estamos levando um serviço hoje que é equiparado à água e energia. Após a pandemia, a internet se tornou algo vital na vida das pessoas”, pontuou.
Uma grande rede de fibra óptica, totalizando mais de 2 mil km de extensão, já está interligando os órgãos da administração pública estadual, atendendo mais de 85% da população piauiense. Até o momento, mais de 450 empregos diretos e indiretos foram gerados pelo projeto. E neste mês de outubro, outras cinco cidades serão beneficiadas. São elas: Cajueiro da Praia, Paes Landim, Pedro II, Santa Filomena e São Miguel do Fidalgo.
Fonte: comunicacao@piauiconectado.com.br