Xadrez Um Jogo Impopular

Publicado por Gildazio em 11 setembro 2011

O jogo de xadrez é conhecido mundialmente por exigir muita concentração, disciplina, despertar o raciocínio,  auxiliar no controle das emoções, aumenta a memória, as habilidades analíticas, a paciência e a compreensão global. É emocionante, mesmo para iniciantes, que o joguem apenas por curiosidade ou diversão.

Observando tantas qualidades, no aniversário da cidade de Buriti dos Lopes, foi proposto um Campeonato de Xadrez, que não aconteceu devido a falta de inscritos. Mas porque não tiveram inscritos? Porque o xadrez, conhecido mundialmente, ainda é impopular em Buriti dos Lopes?

O xadrez é um jogo de estratégia, que possui dois objetivos principais: defender o seu rei e encurralar o do adversário (Xeque-mate). Possui 06 tipos de peça: peão, torre, cavalo, bispo, rainha e rei. É jogado em um tabuleiro igual o da dama. Cada peça desse jogo possui movimentos determinados, sejam em forma de X, L, cruz, reta, diagonal, etc. A forma de jogá-lo é simples: ao movimentar as peças, se encontrar uma do adversário no seu caminho, você a derruba e assume sua posição, sempre com o objetivo de fazer isso com o rei, momento em que acaba o jogo.

Mesmo com tamanha simplicidade, assim como dama, baralho, sinuca, e o futebol, dependendo do nível dos jogadores, o jogo torna-se mais difícil e emocionante, o que exige um grau maior de estratégia e raciocínio na hora de eliminar as pedras do adversário.

Em nossa cidade, no entanto, poucos são os que o jogam, ou querem aprender. Isso acontece pela falta de tabuleiros, de pessoas dispostas a ensinar ou de um tabu da população em considera-lo jogo de “nerds”, ou de pessoas desocupadas. Esquecem, estes, ou não conhecem, os benefícios desse jogo.

Algumas escolas, como a “Trindade”, possuem tabuleiros; outras tem projetos para ensinar esse jogo, mas que ainda não foram executados. É preciso vontade da própria comunidade estudantil e em geral em descobrir esse novo divertimento.

Uma respota para “Xadrez Um Jogo Impopular”

  1. Avatar Fatima Bispo disse:

    Márcio, como amante da modalidade, fico triste por essa oportunidade perdida.
    Trabalho com o ensino de xadrez no Rio de Janeiro e tenho um projeto de capacitação de professores. Dê uma olhada no blog e, se você achar interessante, proponha para a Secretaria de Educação de Butiti ou me repasse os contatos da pessoa responsável para que possamos ver as possibilidades.
    Ok?!
    Estou compartilhando esse seu post no facebook.
    Um abraço

    Fatima Bipo
    Blog: xadrezescolar.com
    E-mail: xadrezescolar@fatimabispo.com.br
    Facebook:fatimabispoXE
    Twitter: @fatimabispo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3756
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
210
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos