Capacitação de jovens tem como objetivo diminuir o êxodo rural no PI

Publicado por Gildazio em 24 maio 2017

1a-png

     Capacitar os jovens para que eles continuem na sua região e façam a sucessão rural foi um dos objetivos do curso Elaboração de Projetos e Capacitação de Recursos Financeiros/Políticas Públicas realizado em Parnaíba (PI) na última semana. O curso teve o apoio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio da Coordenação Geral de formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (CGFAT), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag-PI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

     A capacitação foi uma das etapas do último módulo do projeto “Sementes dos Saberes Agroecológicos da Juventude Rural do Piauí”. Projeto este que dispõe de um total de 180 jovens em formação, sendo 60 bolsistas e 120 voluntários. Nos módulos anteriores, as atividades desenvolvidas pelos alunos foram: viveiros de piscicultura, galinheiro móvel, defumadores, hortas, pomares, sistema de irrigação. Todas elas monitoradas e avaliadas pelos professores com foco em consumo e comercialização. No mais recente módulo, os participantes, se aperfeiçoaram na elaboração de projetos para conseguir financiamento e inserção no universo das políticas públicas.

     Representantes de movimentos sociais e das prefeituras de Parnaíba e Luís Correia também participaram do curso. Voluntários de todas as idades se fizeram presente na formação dos jovens. Para Josenildo Souza, coordenador da Estação de Aquicultura da UFPI e também coordenador do projeto, a expectativa desde o início era grande, mas o amplo engajamento dos alunos foi surpreendente. O curso foi elaborado para emancipar os jovens rurais e gerar oportunidades de educação e de geração de renda. “Esse objetivo está sendo alcançado e os resultados são evidentes. Eles já estão trabalhando em ONGs, prefeituras, sindicatos e em chamadas públicas de ater”, comentou.

     Um dos participantes, o engenheiro de pesca Valdir Silva de Castro, de 27 anos, iniciou a capacitação desde o surgimento do projeto, em 2014. Para ele, que cresceu inserido na agricultura familiar, o curso é perfeito, tanto no que se refere à realização pessoal como profissionalmente. “É gratificante ajudar os meus pais e a minha comunidade com o conhecimento adquirido. Eu quero ficar na minha terra. Pretendo investir o meu aprendizado aqui mesmo para o meu estado crescer”, ressaltou.

     De acordo com o coordenador geral de Formação da CGFAT, Gereissat Rodrigues Almeida, projetos desse porte fortalecem várias frentes, como a economia solidária, o desenvolvimento territorial e o conhecimento sobre as políticas públicas permitindo que as pessoas que queiram usufruir delas venham a entende-las e assimilá-las. “Isso permite aos jovens a condição de se estabelecer nas localidades e de fortalecer os conhecimentos para que eles se espalhem na região”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...



Vídeos

Colunistas

Gildazio

Gildazio

3756
Nayana Amorim

Nayana Amorim

Formação: Web Designer Gráfic...e Técnico em Serviços Públicos. Email:nayanaags@hotmail.com
210
Erasmo Marcio Falcão

Erasmo Marcio Falcão

Artes Visuais, Inglês, Poesia, Música, Xadrez, Arte Rupestre. Mais informações: http://erasmudoporto.blogspot.com.br/
147
Ver Todos